Sob o meu olhar

Aqui neste blog, vocês poderão ver, ler e comentar a respeito do que escreverei. Por meio deste meu olhar sincero, tentarei colocar artigos e dar minha opinião sobre questões atuais como politica, problemas sociais, educação, meio ambiente, temas que tem agitado o mundo como um todo. Também escreverei poesias e colocarei poemas de grande poetas que me afloram a sensibilidade, colocarei citações e frases pequenas para momentos de reflexão.
É desta forma que vou expor a vocês o meu olhar voltado para o mundo.

22/03/2012

Depoimento de Ricardo Antunes em comemoração aos 90 anos de fundação do PCB


Blog da Boitempo

Fundado em 25 de março de 1922, o Partido Comunista Brasileiro comemora 90 anos em 2012. Confira abaixo mensagem enviada pelo sociólogo Ricardo Antunes em celebração ao aniversário do PCB:
A história do PCB é parte viva das lutas da classe trabalhadora brasileira. Juventude e vivacidade nos anos 1920, sofreu os influxos na década seguinte, com as injunções do stalinismo junto ao movimento comunista internacional. Mas sempre procurou oferecer alternativas ao povo brasileiro, como no movimento de massas em 1935.
Vivenciou as oscilações nos anos 40, caminhando entre a subordinação ao getulismo e a busca da autonomia das bases operárias. Foram memoráveis as greves das décadas de 50 e 60, sendo que o PCB foi sempre parte viva das lutas populares nos campos e nas cidades, naqueles anos férteis e emblemáticos.
Errou no diagnóstico da burguesia brasileira, não percebendo sua tara golpista. Sofreu as perseguições e atrocidades da ditadura no pós-64, procurando resistir à autocracia e à barbárie, até que um grupo majoritário, encastelado em sua direção, atordoado com o fim da União Soviética, levou o PCB ao fundo do poço na viragem dos anos 80/90.
Mas o Partido soube (re)iniciar uma nova resistência e sua geração mais jovem, mais vacinada ante aos reformismos, vem se mostrando capaz de exercitar uma corajosa autocrítica de sua ação passada e presente, buscando compreender seus erros e avançar em seus acertos.
E assim o PCB chegou aos seus 90 anos. Astrojildo Pereira, Octávio Brandão, Leôncio Basbaum, Luís Carlos Prestes, Pedro Pomar, Carlos Marighella, Gregório Bezerra, Ana Montenegro, Nelson Werneck Sodré, Caio Prado Jr., são muitos e muitas que participaram dessa história que se confunde, por certo, com a história recente do povo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário