Sob o meu olhar

Aqui neste blog, vocês poderão ver, ler e comentar a respeito do que escreverei. Por meio deste meu olhar sincero, tentarei colocar artigos e dar minha opinião sobre questões atuais como politica, problemas sociais, educação, meio ambiente, temas que tem agitado o mundo como um todo. Também escreverei poesias e colocarei poemas de grande poetas que me afloram a sensibilidade, colocarei citações e frases pequenas para momentos de reflexão.
É desta forma que vou expor a vocês o meu olhar voltado para o mundo.

06/03/2012

Computação em nuvem é o adolescente do futuro


:: Por James McMahon*
 Convergência Digital
 
    

Como um dos mais jovens integrantes da comunidade científica da Atos, tenho boas e mais recentes recordações da adolescência do que meus colegas; e relembro como nesse período as mudanças ocorrem com rapidez e as novas experiências (boas ou ruins) acontecem quase que diariamente.

Essas abruptas variações podem ser explicadas pela falta de experiência, conhecimento ou ainda de planejamento, tipicamente uma tentativa otimista em fazer algo e obter resultados rápidos. Ser adolescente é sentir-se excluído em situações sob intensa pressão em situações normais e acreditar que o mundo está em suas costas o tempo todo. Afinal, você é o futuro da sua família, cidade, do seu país, do mundo.

Sob essa ótica, enxergo muitas semelhanças entre o adolescente e a computação em nuvem. Por isso afirmo que essa nova tecnologia é o adolescente de amanhã. Ela veio crescendo continuamente sob diferentes vertentes e sem muita visibilidade até que, de repente, começa a mudar em um ritmo rápido. Podemos comparar a um adolescente famoso que precisa lidar com a mudança repentina ao mesmo tempo em que tudo se torna público. Esse foi o caso, e amplamente reproduzido pela imprensa, das interrupções que afetaram grandes provedores - incluindo empresas como Microsoft, Google, Amazon e RIM. Ninguém está imune de crescer, mas ao mesmo tempo, sendo adolescente ou não, é preciso encontrar os culpados e admitir responsabilidade.

Então que atitude você deve tomar quando se é adolescente diante de problemas públicos? Em primeiro lugar, você deve sempre garantir que entendeu a causa e o resultado gerado, sendo ele intencional ou não. Depois deve se certificar que aprendeu a lição e assegurar que vai melhorar. No contexto da computação em nuvem, é importante – nesse estágio - a definição dos níveis dos serviços (SLAs) que medirão a sua recuperação e melhoria (tempo de recuperação e potencial de perda de dados, TRO, PRO).

É preciso recuperar a coragem de crescer, de aprender e experimentar coisas novas – seja você um adolescente ou um usuário de computação em nuvem. Na sequência, o jovem encara mais responsabilidade, com um tanto de cautela, mas segue em frente. Na computação em nuvem, estabelece-se etapas de testes e implementação de novos projetos, talvez até a adoção daqueles serviços não-críticos.

A pressão que o adolescente sente dos colegas, semelhança ou não, é exatamente igual à demanda do mercado que força os provedores de serviços de computação em nuvem a apressarem as ofertas e o seu “time-to-market”, com bons resultados. Mas, antes que você se de conta, a computação em nuvem será um lugar comum.
Certamente uma operação ou duas do seu negócio será gerenciada via cloud – seja em que forma ela for. Da mesma forma em que o adolescente atrapalhado será um brilhante adulto, produtivo e engajado.

*James McMahon é membro da comunidade científica da Atos

Nenhum comentário:

Postar um comentário