Sob o meu olhar

Aqui neste blog, vocês poderão ver, ler e comentar a respeito do que escreverei. Por meio deste meu olhar sincero, tentarei colocar artigos e dar minha opinião sobre questões atuais como politica, problemas sociais, educação, meio ambiente, temas que tem agitado o mundo como um todo. Também escreverei poesias e colocarei poemas de grande poetas que me afloram a sensibilidade, colocarei citações e frases pequenas para momentos de reflexão.
É desta forma que vou expor a vocês o meu olhar voltado para o mundo.

04/03/2012

8/3 - Dia Internacional da Mulher (Carmen Figueiredo)


Todo ano no início de março, e perto do Dia Internacional da Mulher,  geralmente diversos estudos  são publicados que analisam em como andam a causa feminina e quanto avançaram assim  a tão trazida e tomada igualdade  entre gêneros.

Algumas das coisas que são publicadas são muito otimistas  e afirmam que nós vamos por um caminho que de certa maneira é muito bom.

Se enfatiza então a presença maior da mulher no âmbito público e de seu peso na sociedade. Mas os dados otimistas são por excelência a mudança de atitude dos homens. Assim, quando sua opinião lhes é pedida eles excede-nos, e se derramam nos elogios dizendo que as mulheres são mais trabalhadoras, mais inteligentes e certamente mais sensíveis do que o sexo oposto.

Os pessimistas, por outro lado, discutem geralmente de maneira muito diferente. Insistem em que, embora novos ventos soprem, as mulheres ainda estão muito longe da igualdade.
Por exemplo, nós mulheres recebemos um salário bem menor. Nós mulheres no que diz respeito ao momento famoso somos até impenetrável ao teto de cristal. E estamos  principalmente nesse novo e terrível estigma da mulher que todos nós conhecemos pela violência doméstica ou chauvinista.

Eu pessoalmente assino  tanto o que os otimista dizem como  o que os pessimista dizem, mas eu gostaria de adicionar algo do que não é falado muito frequentemente, e isso, talvez, explique determinadas atitudes.

Me parece que, apesar de se haver avançado muito na causa feminista (eu falo por suposição  do primeiro mundo, porque no terceiro  nós seguimos quase igual  como na Idade Média) ainda exista um fator que está muito difícil de erradicar.
Trata-se do que nós poderíamos chamar de machismo residual, e explico  rapidamente, porque a palavra para mim é demasiada desgostosa.

O que eu quero dizer é que acredito sinceramente nos homens quando dizem que admiram as mulheres. Acredito neles quando afirmam que nos consideram mais inteligentes e principalmente mais sensíveis.

Também está na moda agora que eles cultivem o seu lado feminino. Vemos isso, por exemplo, nos que tentam ter seu lado  paterno bem como o lado  materno, uma maior proximidade com as crianças, troca de fraldas, dando de comer, dando banho nas crianças, etc.

Os mais  conscientes  com seu novo papel igualitário, compartilham das tarefas domésticas e até mesmo cozinham, fazem camas, ou passam o aspirador de pó. Certamente tem  ainda muito homens recalcados, intransigentes,  que de maneira nenhuma  aceitam tarefas que eles acham seja estritamente feminina,  mas, no geral, se pode dizer que existe uma nova geração de homens que sim “amam as mulheres”.

Sem dúvida, é muito difícil mudar padrões de conduta  absolutamente ancestrais  e muito mais para fazê-lo do dia para a noite.
E é ai onde entra  esse machismo residual que falava acima , do qual nem nós mulheres conseguimos nos livrar.
 Quem já não foi surpreendido, por exemplo, ao sofrer as sucessivas e reinteradas tentativas  de uma senhora quando estaciona, dizer a frase chauvinista por excelência que diz a “tinha que ser mulher " (Eu sim). Quem, ao ir visitar um amigo e encontra-lo muito atarefado passando roupas , não pensou em “isso é tarefa de mulher" (Eu sim). E, finalmente, a quem  não escapou  dizer a um menino: " Para de chorar isso é coisa de menina" (também mea culpa).

Por essa razão eu sou da opinião de que falta ainda muito tempo para que se apaguem certas condutas, determinados preconceitos estúpidos que todas nós levamos no DNA.
Isso significa que nós devemos nos dar pelo vencidas  e decidir que nós nunca chegaremos na igualdade? Logicamente que Não, mas esta corrida não é um script  mas uma maratona.

Por isso nestes dias em que se celebra a comemoração do Dia Internacional da Mulher, eu, em vez de felicitar as minhas companheiras, a todas as mulheres do mundo  e contribuir nas felicitações por tudo que somos (Eu vou fazer diferente), EU QUERO AGRADECER OS HOMENS. 

Aos que valorizam o seu lado feminino sem deixar por essa razão de ser bem masculino. Aos muitos, muitíssimos  que estão fazendo  um esforço de mudar, um esforço para compreender-nos. E a todos os homens quem amam e, principalmente, aos que respeitam as mulheres.

Um comentário:

  1. Por exemplo, nós mulheres recebemos um salário bem menor. - Não na área em que eu trabalho. Pelo contrário, todos os ACTS atualmente, tem cláusulas para a mulher grávida. E temos uma Presidenta da República.

    Também está na moda agora que eles cultivem o seu lado feminino... troca de fraldas, dando de comer, dando banho nas crianças, etc. - Moda? Sempre fiz isso, desde 34 anos atrás...

    novo papel igualitário, compartilham das tarefas domésticas e até mesmo cozinham, fazem camas,... - idem

    machismo residual ..., do qual nem nós mulheres conseguimos nos livrar. - Muitas (talvez, a maioria), é mais machista do que a macharada.

    tentativas de uma senhora quando estaciona... - Sempre achei que minha mulher e minha filha dirigem melhor que qualquer homem. Por isso, não dirijo há mais de 30 anos.

    todos os homens quem amam e, principalmente, aos que respeitam as mulheres. - Obrigado.

    ResponderExcluir