Sob o meu olhar

Aqui neste blog, vocês poderão ver, ler e comentar a respeito do que escreverei. Por meio deste meu olhar sincero, tentarei colocar artigos e dar minha opinião sobre questões atuais como politica, problemas sociais, educação, meio ambiente, temas que tem agitado o mundo como um todo. Também escreverei poesias e colocarei poemas de grande poetas que me afloram a sensibilidade, colocarei citações e frases pequenas para momentos de reflexão.
É desta forma que vou expor a vocês o meu olhar voltado para o mundo.

14/11/2011

O Palhaço, uma nova cara para o cinema brasileiro ( Marcos Aurélio Ruy)


A comédia O Palhaço, dirigida e protagonizada por Selton Mello, tem humor leve, inteligente, que não desfaz de ninguém. O tema – o circo – é uma alegoria para falar de nossas vicissitudes, onde caricatura o brasileiro e brinca com essa temática ao ir fundo nas questões com referência aos filmes muito populares de Mazzaropi e de Os Trapalhões para fazer rir e refletir sobre o povo em que nos transformamos, mas com clareza para mostrar que a história nos fez assim. Como cinema é principalmente imagem, ressalta-se a fotografia de Adrian Teijido, um dos pontos fortes da película.


A força da imagem, aliada a um roteiro bem amarrado e conexo, transforma o filme numa bela pintura que tem tudo para despontar como um dos grandes filmes já produzidos no país. E pelo que se nota atingir bilheteria para alçá-lo entre os mais vistos. É essa junção de fazer cinema com inteligência e ternura, almejando o grande público, que o transforma em novidade alvissareira. Há a influência do Cinema Novo – movimento que revolucionou o cinema nacional nos anos 1950 e 1960 –, em cujo teor desponta a vontade de refletir o país ao mostrar Minas Gerais, terra do diretor, ressaltando que somos um povo único.

A veia cômica transborda em simplicidade e alegoria, com um toque de Bye Bye Brasil (1979) de Cacá Diegues, mostrando que temos história e vislumbrando a possibilidade de mudança; remonta também à interiorização do país, como em 2 filhos de Francisco (2005), de Breno Silveira.

Regional e universal

Mas a obra reflete sobre o brasileiro em que estamos nos transformando com as mudanças dos últimos anos. É o caipira matreiro que vende um mapa da Venezuela como se fosse da região, o policial que vai averiguar o alvará de funcionamento do circo e, na inexistência deste, pede ingressos para não cumprir com a exigência. É o delegado que para não manter a trupe circense detida ao se envolverem em polêmica num bar pede propina pois, afinal, não pode estar em casa para desfrutar a presença de seu gato.

Numa fala esporádica um personagem conversa com o palhaço Puro Sangue (o imperdível Paulo José), pai do protagonista (Selton). O personagem conta a história de seu pai, que vendeu a fazenda para ingleses e perdeu tudo e, em consequência, ele virou dono de um bar de estrada. E fala: “o gato bebe leite, o rato come queijo e a gente faz o que sabe”. Num diálogo com o palhaço Pangaré (Selton), Puro Sangue repete a frase para tentar convencer o filho, que estava disposto a testar novas possibilidades na vida, a permanecer no circo. O que de fato acontece. Pangaré percebe que realmente a sua vocação é ser palhaço e, voltando ao circo, diz ao pai: “o gato bebe leite, o rato come queijo e eu sou palhaço”.

O circo é apresentado na tela grande como uma alegoria do país, mas também como uma demonstração de resistência cultural à opressão massiva de uma indústria ávida de grandes lucros. Com a valorização exacerbada do que vem de fora, em detrimento da cultura nacional com suas representações populares. Por isso o palhaço Pangaré aparece triste no filme e num diálogo pergunta: “quem via me fazer rir?”, não por uma pura crise existencial, mas criticando o niilismo de boa parte das produções cinematográficas e apresenta uma esperança, aliás, o nome do circo. Para dizer que agora o país tem esperança, assim como o circo administrado por Pangaré.

O Palhaço mostra que o país ainda tem muitos problemas a resolver. Mostra a necessidade de aprofundar o entendimento da vida do país pelo interior adentro como na música de Milton Nascimento e Fernando Brant, Notícias do Brasil, que diz: “Ficar de frente para o mar/De costas pro Brasil/Não vai fazer deste lugar um bom país”. Enfim, um filme para ser assistido por todos os brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário