Sob o meu olhar

Aqui neste blog, vocês poderão ver, ler e comentar a respeito do que escreverei. Por meio deste meu olhar sincero, tentarei colocar artigos e dar minha opinião sobre questões atuais como politica, problemas sociais, educação, meio ambiente, temas que tem agitado o mundo como um todo. Também escreverei poesias e colocarei poemas de grande poetas que me afloram a sensibilidade, colocarei citações e frases pequenas para momentos de reflexão.
É desta forma que vou expor a vocês o meu olhar voltado para o mundo.

29/11/2011

DITADURA E INTOLERÂNCIA: GRANDE MÍDIA BRASILEIRA CRIA MONSTROS E DEPOIS FICA SEM CONTROLE SOBRE ELES


Veja e o presidente que a maioria dos brasileiros escolheu. Quem criou o ódio? Quem apoiou a ditadura?

Em menos de 50 anos, a mídia brasileira cria dois monstros e depois se assusta com eles. A surpresa de Gilberto Dimenstein, da Folha, sobre os comentários intolerantes sobre Lula mostra que a mídia não aprendeu a lição da ditadura.

O primeiro monstro foi a própria ditadura. Quando o jornalista Vladimir Herzog morreu nos porões  do Doi-codi, a imprensa se deu conta do monstro que tinha apoiado e criado e que há muito tempo ele já estava sem controle.

“A água bateu na…”, como diz o ditado popular. A partir da morte de Herzog, qualquer um nas redações e em suas empresas poderia ser atacado por esse monstro. Deu medo! E a partir daquele momento, a sociedade começou a reagir com o apoio de setores da imprensa.

Até hoje, a sociedade é vítima das violências e abusos do período ditatorial, seja na postura da justiça, nas delegacias, seja na formação de milícias, violência da polícia militar etc. Mas isso parece ter pouca importância jornalística…

Atualmente, a mídia parece ter criado outro monstro, o ódio contra Lula e o PT, o ódio contra nordestino, que se manifestou desde a época da eleição, no Twitter e outras redes sociais. José Serra, por exemplo, só extrapolou e andou de mãos dadas com os ideais da extrema-direita porque teve total apoio da grande mídia.

Durante 8 anos do governo Lula, ele foi atacado de forma torpe pela revista Veja, pelo Estadão, pela Folha e por outros meios de comunicação. As ofensas não eram políticas, mas pessoais, invasivas e agressivas. Acusaram Lula de ter derrubado um avião!!!!!! Existe até um colunista da Veja que já fugiu do Brasil de tanto ódio que destilou em suas páginas.

O problema é que essa atitude não resultou em efeito político, visto que Lula saiu com mais de 80% de aprovação, mas criou o ódio em setores da classe média.

Agora esse desrespeito e intolerância estampados durante uma década poderá ter um efeito  imprevisível, assim como foi a ditadura. O ódio ficou fora de controle.

Parabéns à revista Veja, mentora intelectual desse novo monstro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário