Sob o meu olhar

Aqui neste blog, vocês poderão ver, ler e comentar a respeito do que escreverei. Por meio deste meu olhar sincero, tentarei colocar artigos e dar minha opinião sobre questões atuais como politica, problemas sociais, educação, meio ambiente, temas que tem agitado o mundo como um todo. Também escreverei poesias e colocarei poemas de grande poetas que me afloram a sensibilidade, colocarei citações e frases pequenas para momentos de reflexão.
É desta forma que vou expor a vocês o meu olhar voltado para o mundo.

14/11/2011

Nós destruímos a natureza... e a natureza vai nos destruir.(Gabriela Felicio)

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Blog Laminas Verbais
  
 Rio Tietê

Quando o último rio secar, a última árvore for cortada e o último peixe pescado, o homem vai perceber que dinheiro não se come.

Hoje visitei São Paulo. Embora já soubesse dos seus infindáveis problemas políticos,ecológicos e sociais,fiquei perplexa. A cidade mais rica do Brasil abriga a maior pobreza que já conheci.

Antes de chegar,obrigatoriamente, milhares de veículos pagam um pedágio caríssimo (o que torna incoerente o direito de ir e vir e todo o "lucro" obtido destina-se não sei pra quê,ou sei, né ?). 

Logo na entrada da capital do estado, avisto o que, teoricamente, é um rio, o rio Tietê, morto; resíduos humanos e resíduos industriais... e aves lindas "sobrevivendo" no meio de todo aquele lixo. 
Ainda na marginal, congestionamento a perder de vista e a poluição do ar, com a queima de óleo diesel e outros combustíveis (o que torna o ar irrespirável). 

Mais à frente, a cena mais chocante do dia : seres humanos que vivem embaixo de pontilhões, dormem nas calçadas, em plena luz do dia, sob o frio, chuva e sujeira; vivem como ratos (vivem COM OS ratos), são tratados como ratos. 

Condenados a viver numa das situações mais degradantes de sobrevivência, o que expõe a falta de comprometimento do governo com sua própria constituição, a lei dos direitos humanos, que determina que todas as pessoas são iguais, ou seja, tem os mesmos direitos; mas estas pessoas que encontrei hoje não conseguem suprir nem ao menos suas necessidades básicas .. sinceramente, não sei o que é direito. 

Pouco mais tarde, presenciei um fato que aumentou mais ainda minha indignação: um mendigo ofereceu UM REAL para uma moradora de rua, pedindo em troca relações sexuais com ela, a dignidade dessa mulher foi esfacelada, eles não conhecem dignidade nem respeito. 

Se a mulher sofre injustiças até no mais alto nível da hierarquia social, imagine estas mulheres de rua .. o abuso não para aí. Em todas as ruas há polícia pra todo lado, de que adianta? São miliciantes. 

Tudo isso é fruto do capitalismo.

O capitalismo ludibria com todas as vantagens que aparenta ter, mas  seu objetivo é destruir o planeta. 

As indústrias poluem o ar, a água, mata os animais, desmata as florestas e os consumistas financiam essa matança em larga escala. 

A guerra com a bomba atômica iniciou a destruição do planeta e o papel do capitalismo é completá-la, restringindo a inteligência humana com sua doutrina de individualismo.

Embora haja tantos problemas, é possível revertê-los sim, agindo. Não falo sobre conscientização, pois todo o terror que citei aqui, os brasileiros escutam e veem diariamente. 

Eu peço que sejam cidadãos, não basta apenas o conhecimento, é preciso exercer a cidadania, sem medo.

Vamos fazer um movimento dando atenção ao que realmente tem importância, fazer projetos, reivindicar nossos direitos,para que as consequências do agora sejam reversíveis, as perdas ainda são reparáveis. 

Acabemos com o egocentrismo e pensemos na sociedade para viver num país melhor, pois o Brasil é o povo brasileiro, portanto, é o reflexo do que seu povo faz.

OS GRANDES SÓ SÃO GRANDES PORQUE ESTAMOS DE JOELHOS. LEVANTEMO-NOS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário