Sob o meu olhar

Aqui neste blog, vocês poderão ver, ler e comentar a respeito do que escreverei. Por meio deste meu olhar sincero, tentarei colocar artigos e dar minha opinião sobre questões atuais como politica, problemas sociais, educação, meio ambiente, temas que tem agitado o mundo como um todo. Também escreverei poesias e colocarei poemas de grande poetas que me afloram a sensibilidade, colocarei citações e frases pequenas para momentos de reflexão.
É desta forma que vou expor a vocês o meu olhar voltado para o mundo.

12/01/2012

O QUE É SER POETA (Carmen Figueiredo)

Ser poeta é ter a capacidade de sintetizar e resumir, como disse Fayga Ostrower:
“Só os poetas podem condensar a experiência humana, e isso não passa pelo intelectual.”

Ser poeta é ter a capacidade de aparentar, como Fernando Pessoa:
“O Poeta é um fingidor, finge tão completamente que chega a fingir que é dor a dor que deveras sente.” 

Ser poeta é ser orgulhoso, segundo François Mauriac:
“O orgulho dos poetas não passa de defesa; a dúvida atormenta até mesmo os melhores; eles necessitam de nosso testemunho para não se desesperarem.”

Ser poeta é conseguir observar a natureza, como Voltaire:
“O esplendor da relva só pode mesmo ser percebida pelo poeta. Os outros pisam nela. Um mérito inegável da poesia: ela diz mais e em menor número de palavras que a prosa.”

O poeta consegue enxergar o que ninguém vê, segundo Ulisses Tavares::
“Olha de novo: não existem brancos, não existem amarelos, não existem negros: somos todos arco-íris.”

Veja a subjetividade de Platão...
“Todo homem é poeta quando está apaixonado”

Sinta a excitabilidade de Carlos Drummond de Andrade:
“Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo... “

Enfim, a importância de ser poeta é resumida por Edmund Burke:
“A poesia é a arte de materializar sombras e de dar existência ao nada.”

Curtam, então, uma pequena amostra da sensível Lea Waider: 
“Arranco o amado distante do meu corpo e me liberto da dor da ausência ou deixo que sua luz, tão forte quanto rara, me alimente os sonhos de calor?”

2 comentários:

  1. Ser poeta é ter a sensibilidade de juntar com tanta propriedade cada momento poético de tantos poetas. Ser poeta é ser você minha amiga! Bjs...

    ResponderExcluir
  2. Grata Dag por seu comentário. Suas palavras são para mim um incentivo, um bálsamo, para que eu libere cada vez mais esta "verve' poética existente e latente, mas que sempre ficou escondida no emarranhado de meus pensamentos.

    ResponderExcluir