Sob o meu olhar

Aqui neste blog, vocês poderão ver, ler e comentar a respeito do que escreverei. Por meio deste meu olhar sincero, tentarei colocar artigos e dar minha opinião sobre questões atuais como politica, problemas sociais, educação, meio ambiente, temas que tem agitado o mundo como um todo. Também escreverei poesias e colocarei poemas de grande poetas que me afloram a sensibilidade, colocarei citações e frases pequenas para momentos de reflexão.
É desta forma que vou expor a vocês o meu olhar voltado para o mundo.

17/01/2012

CONFISSÃO (Die Neue Zeite, 1913)


Jenny e Laura fizeram, um dia, ao pai, por brincadeira, uma série de perguntas, cujas respostas deveriam constituir uma  espécie de «confissão».

Esse questionário e as respostas de Marx, referem-se aos anos de 1860-65:

P - A qualidade que mais aprecia?
R - Nas pessoas, a simplicidade; nos homens, a força; nas mulheres, a fraqueza.

P. - O traço característico?
R. - A unidade do objectivo.

P. - A ideia da felicidade?
R. - A luta.

P. - A ideia da infelicidade?
R. - A submissão.

P. - O defeito que desculpa mais facilmente?
R. - A confiança concedida sem reflectir.

P. - O defeito que lhe inspira mais aversão?
R. - O servilismo.

P. - A antipatia?
R. - Martin Tupper.

P. - A ocupação preferida?
R. - Frequentar os alfarrabistas.

P. - Os poetas preferidos?
R. - Shakespeare, Ésquilo, Goethe.

P. - O prosador preferido?
R. - Diderot.

P. - O herói preferido?
R. - Espartaco, Kepler.

P. - A heroína preferida?
R. - Gretchen.

P. - A flor preferida?
R. - O louro.

P. - A cor preferida?
R. - O vermelho.

P. - O nome preferido?
R. - Laura, Jenny.

P. - O prato preferido?
R. - O peixe.

P. - A máxima preferida?
R. - Nada de humano me é estranho.

P. - A divisa preferida?
R. - Dúvida de tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário