Sob o meu olhar

Aqui neste blog, vocês poderão ver, ler e comentar a respeito do que escreverei. Por meio deste meu olhar sincero, tentarei colocar artigos e dar minha opinião sobre questões atuais como politica, problemas sociais, educação, meio ambiente, temas que tem agitado o mundo como um todo. Também escreverei poesias e colocarei poemas de grande poetas que me afloram a sensibilidade, colocarei citações e frases pequenas para momentos de reflexão.
É desta forma que vou expor a vocês o meu olhar voltado para o mundo.

09/11/2012

Senador desconfia que PGR vazou depoimento secreto


PT
Gurgel, o procurador-acusador, é suspeito de vazar depoimento secreto para revista da oposição
O senador Fernando Collor de Mello (PR-AL) suspeita que um dos depoimentos secretos de Marcos Valério à Procuradoria-Geral da República (PGR) foi vazado pelo próprio procurador-chefe, Roberto Gurgel, à revista semanal de ultradireita Veja. A reportagem tem servido de base para que a oposição sustente uma representação contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No início de setembro, o réu na Ação Penal 470, em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), depôs à PGR. Disse que temia ser assassinado e pediu proteção policial. Na ocasião, colocou-se à disposição da Justiça para a delação premiada.
No dia 19 do mesmo mês, a revista publicou, em reportagem de capa, várias declarações atribuídas ao publicitário. Mas não era uma entrevista e a publicação já adiantou que não tem gravações que embasem a matéria. Recentemente, porém, Eurípedes Alcântara, diretor de Veja, disse em entrevista ao diário conservador carioca O Globo que, embora não tenha gravado qualquer depoimento, poderá comprovar judicialmente o teor de suas reportagens, caso seja exigido.
Na edição deste fim de semana, a revista voltou a publicar Marcos Valériona capa, desta vez com mais declarações que ele teria prestado a interlocutores próximos. Com base no texto, a oposição, encabeçada por Roberto Freire, apresentou um pedido de investigação criminal contra o ex-presidente Lula. Em carta ao jornalista Luis Nassif, reproduzida na edição desta quarta-feira do Correio do Brasil, o advogado de Marcos Valério, Marcelo Leonardo, acusou a revista de manipular informações obtidas com o vazamento trechos de um depoimento prestado por seu cliente.
Nesta quinta-feira, o senador Fernando Collor encaminhou ofício ao procurador Gurgel para que ele esclareça a data e o local em que foi tomado o depoimento de Marcos Valério na Procuradoria-Geral da República. O senador enviou requerimento a Gurgel, no qual pede a confirmação de detalhes como data, horário e local onde Valério falou ao procurador-geral, e quem mais participou do interrogatório.
Depoimento vazado
O pedido de uma investigação ao ex-presidente Lula é assinado por cinco parlamentares do PPS e do PSDB e foi protocolado PGR, que ainda não se pronunciou a respeito. Se aceito, poderá ser aberta um processo para apurar o cogitado envolvimento de Lula no esquema conhecido como “mensalão”, com base em supostas declarações do empresário Marcos Valério, reverberadas pela revista. Entre as “revelações” de Veja, está a que Marcos Valério prestou novo depoimento ao Ministério Público Federal (MPF) no final de setembro, no qual teria se comprometido a apontar as ligações do ex-presidente com o “mensalão”, caso fosse beneficiado com a “delação premiada” e com sua inclusão no Programa Nacional de Proteção à Testemunha, que poderiam livrá-lo da prisão.
Valério, apontado como idealizador e principal operador dos “mensalões” do PSDB e do PT, foi condenado a mais de 40 anos. Mas as penas podem ser revistas até o final do julgamento em curso no Supremo Tribunal Federal (STF). A revista afirma também que, segundo o empresário, Lula e o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, teriam sido chantageados, em 2003, em função do suposto envolvimento com o esquema de corrupção que levou à morte o ex-prefeito petista de Santo André, Celso Daniel. Na segunda-feira, dia 5, Carvalho afirmou à imprensa que as declarações de Valério não passam de “desespero”.
Como a base do pedido de abertura de nova investigação criminal são matérias publicadas por uma revista de reputação controversa, os parlamentares também requerem ao MPF que cobre de Veja a comprovação das informações veiculadas. “É imperioso que a própria revista Veja seja instada a apresentar os elementos de prova [ou indícios] que são mencionados nas matérias em questão e que indicariam a participação do representado no esquema do mensalão”, afirmam.
E para dar mais consistência à denúncia, incluem o memorial apresentado ao STF pela defesa de Valério, no qual o advogado Marcelo Leonardo faz referências ao nome de Lula, mas, em nenhum momento, atesta envolvimento do ex-presidente com o esquema. No documento, os opositores reconhecem o fato, mas ainda assim atestam a procedência da nova investigação.
“Há uma clara sugestão de que o representado estaria envolvido em tudo”, afirmam os parlamentares, acerca do depoimento de Marcos Valério.
Por Redação - de Brasília - Correio do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário