Sob o meu olhar

Aqui neste blog, vocês poderão ver, ler e comentar a respeito do que escreverei. Por meio deste meu olhar sincero, tentarei colocar artigos e dar minha opinião sobre questões atuais como politica, problemas sociais, educação, meio ambiente, temas que tem agitado o mundo como um todo. Também escreverei poesias e colocarei poemas de grande poetas que me afloram a sensibilidade, colocarei citações e frases pequenas para momentos de reflexão.
É desta forma que vou expor a vocês o meu olhar voltado para o mundo.

25/11/2012

Faixa de Gaza: 'Os direitos não se impõem pela força', diz embaixador



Em entrevista, o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Mohamed Khalil Alzeben, falou do acordo mediado pelo “novo Egito” – cujo presidente, Mohammed Morsi, é do braço político da Irmandade Muçulmana, o Partido Liberdade e Justiça (PLJ) – e de suas expectativas em relação ao reconhecimento do Estado da Palestina. 

Está na pauta das Nações Unidas, marcado para o próximo dia 29, o pedido de elevação da Palestina ao status de Estado não membro. “Esperamos que a comunidade internacional já vote a admissão da Palestina como Estado e a aí se comece um estágio à frente no processo de negociação”.

Alzeben falou também sobre seu encontro na última terça-feira (20), com o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), de origem judia, quando conversaram sobre o Fórum Social Mundial Palestina Livre. O FSM temático ocorre em Porto Alegre (RS), entre dia 28 deste mês e 1° de dezembro. Integrantes da comunidade judaica gaúcha tentaram impedir que prédios públicos fossem usados pelo fórum. “Eles [judeus e israelenses] estão convidados a participar e levar seu ponto de vista, com muito prazer. Como parte da sociedade civil, são bem-vindos”, afirma Alzeben.

Leia a entrevista:

Rede Brasil Atual: Qual a importância do acordo que levou ao cessar-fogo? Suas expectativas são de que seja uma trégua duradoura?
Ibrahim Mohamed Khalil Alzeben: Posso falar do nosso desejo de que dure para sempre e de que seja a última agressão. A importância é que põe fim ao derramamento de sangue desnecessário. Esperamos que seja o fim das hostilidades e sirva de lição, de que foi bastante custosa, para nós, os palestinos, especialmente. Esperamos que os israelenses entendam de uma vez por todas que a paz, o diálogo e a negociação são o único caminho, porque Israel vem utilizando a força desde sua criação [em 1948] até os dias de hoje, para fazer valer o seu direito. Ou para impor um direito. Os direitos não se impõem pela força. Eles se conquistam mediante a negociação. É um processo que não pode ser postergado e esperamos sinceramente que seja uma lição e não se repita, e que voltemos à mesa de negociação sob as bases do Direito Internacional e também sob a observação, monitoramento e apoio da comunidade internacional, especialmente das Nações Unidas.

Rede Brasil Atual: Quanto tempo o sr. acha que vai demorar para que o Estado da Palestina seja reconhecido, e, afinal, Israel e Palestina convivam pacificamente como Estados?
Ibrahim Mohamed Khalil Alzeben: Esperamos que no dia 29 de novembro a comunidade internacional já vote (na ONU) a admissão da Palestina como Estado e aí se comece um estágio à frente no processo de negociação. Que Israel comece a retirar suas tropas e sua população que foi colocada no território palestino. O que esperamos imediatamente hoje é que Israel comece a pôr fim ao bloqueio contra Gaza e a permitir o fluxo de mercadorias e de pessoas, para se começar a ter uma vida normal em Gaza. Que a partir do dia 29 Israel comece a negociar com o Estado Palestino, reconhecido pelas Nações Unidas.

Rede Brasil Atual: Num primeiro momento, como Estado não-membro...
Ibrahim Mohamed Khalil Alzeben: Como estado não-membro, mas esperamos que isso vá encurtar o processo, porque já esperamos muito. É um absurdo, a Palestina, anunciada em 1947, até os dias de hoje não é reconhecida como Estado. Esperamos que este seja o próximo passo e que, em pé de igualdade, comecemos a negociar como dois Estados vizinhos, projetando uma vida de cooperação, e não de inimizade.

Rede Brasil Atual: A intransigência de Israel vai enfim ser vencida?
Ibrahim Mohamed Khalil Alzeben: Israel sempre procura pretextos. Antes, eram os guerrilheiros na Jordânia. Depois, não, já era no Líbano, em 77, 78; depois 1982, o massacre [de Sabra e Chatila, no Líbano]; depois o problema era Yasser Arafat [Israel sempre relutou em reconhecer Arafat como interlocutor e, em 1988, matou o vice do líder palestino, Khalil al-Wazir, mais conhecido como Abu Jihad, o que os próprios israelenses reconheceram no último dia 1° de novembro]. Sempre procuram pretextos, mas o problema é que existe um povo esperando justiça que quer recuperar seus direitos nacionais inalienáveis, conforme o Direito Internacional. 

Rede Brasil Atual: Qual o papel do Egito como mediador no atual processo de cessar-fogo?
Ibrahim Mohamed Khalil Alzeben: O novo Egito teve um papel fundamental para pôr fim a essa agressão contra a Palestina.

Rede Brasil Atual: Seu encontro com o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, foi produtivo?
Ibrahim Mohamed Khalil Alzeben: Foi positivo. Tarso Genro é um mandatário de visão política ampla, baseada no respeito à política brasileira e à sua gente, os gaúchos, tanto judeus quanto árabes, que convivem em paz e harmonia. É uma pessoa íntegra e um amigo de ambas as partes, e uma pessoa de muito bom senso sobre o direito à paz.

Rede Brasil Atual:É verdade que a comunidade judaica tentou interferir e evitar a cessão de prédios públicos para a realização do Fórum Social Mundial Palestina Livre, em Porto Alegre, na semana que vem?
Ibrahim Mohamed Khalil Alzeben: Desafortunadamente, eles seguem tentando. Mas eu acho que não adianta... Eles estão convidados a participar e a levar seu ponto de vista, com muito prazer. Como parte da sociedade civil, são bem-vindos. Eu costumo enfatizar e sempre dizer que palestinos e judeus convivem em paz no Brasil. Que venham participar, e que, em vez de atrapalhar, venham para ver como pensa a sociedade civil do mundo. Os israelenses e judeus do Brasil devem entender e escutar o que está dizendo a sociedade mundial, a sociedade civil. Israel não quer escutar o Direito Internacional, mas que ao menos escutem o que diz o resto da humanidade. O resto da humanidade quer paz baseada no Direito. E eles, como bons brasileiros, como brasileiros que respeitam a política de seu Estado, deveriam entender a situação e participar. Eu acho que o papel deles como brasileiros é participar deste debate. 

Rede Brasil Atual: Como o sr. vê o papel do Brasil no contexto da luta palestina no âmbito das Nações Unidas?
Ibrahim Mohamed Khalil Alzeben: O Brasil é um país amigo de ambas as partes e deve ocupar o lugar que merece como mediador e país amigo dos dois, que trabalha pela conservação da paz naquela área. O Brasil é um modelo de convivência entre as duas comunidades e esse bom exemplo dever ser seguido. O Brasil pode ter um papel muito importante [na tentativa de se chegar à paz duradoura no Oriente Médio].

Fonte: Rede Brasil Atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário