Sob o meu olhar

Aqui neste blog, vocês poderão ver, ler e comentar a respeito do que escreverei. Por meio deste meu olhar sincero, tentarei colocar artigos e dar minha opinião sobre questões atuais como politica, problemas sociais, educação, meio ambiente, temas que tem agitado o mundo como um todo. Também escreverei poesias e colocarei poemas de grande poetas que me afloram a sensibilidade, colocarei citações e frases pequenas para momentos de reflexão.
É desta forma que vou expor a vocês o meu olhar voltado para o mundo.

21/11/2012

Em sua 5ª edição, marcha pede fim do extermínio de jovens negros


Para marcar o Dia Nacional da Consciência Negra e denunciar o extermínio de jovens negros/as, o Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes), junto a entidades e movimentos sociais, realiza nesta terça-feira (20), em Vitória (ES), a 5ª Marcha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra.


Em sua 5ª edição, marcha pede fim do extermínio de jovens negros
Como nos anos anteriores, serão fincadas cruzes nas proximidades do Palácio em memória aos jovens negros assassinados.
Nas palavras do coordenador do Fejunes, Luiz Inácio Silva da Rocha, conhecido como Lula, as entidades e movimentos sociais do estado querem, mais uma vez, "denunciar o extermínio da juventude negra e cobrar medidas concretas das autoridades, além de lembrar o Dia da Consciência Negra”.

"O governo criou políticas de igualdade racial, mas elas não estão estruturadas. Queremos a implementação dessas políticas, queremos também mostrar que a juventude tem potencialidades e reivindicamos que se abram canais de diálogo”, acrescenta Lula, denunciando a falta de abertura e resposta por parte do governo.

A Marcha é também uma forma de chamar a atenção da sociedade capixaba para as condições de vida da população negra, objetivo que vem sendo cumprido a cada ano. De acordo com Lula, a Marcha tem cada vez mais adesão popular.

O coordenador do Fejunes acrescenta que o número de participantes deste ano deve superar o dos anos anteriores. Neste ano, são esperados mil manifestantes, entre pessoas da capital e do interior do estado, que chegam em caravanas.

A partir das oito horas começou a concentração em frente à antiga Capitania dos Portos, no centro de Vitória. Enquanto os participantes chegam para dar início à 5ª Marcha, acontecem apresentações culturais como percussão, dança e hip-hop.

No caminho até o Museu Capixaba do Negro (Mucane) haverá ato público em frente ao Palácio Anchieta, sede do governo. Na ocasião, lideranças de entidades do movimento negro e jovens vão se manifestar. Além disso, como nos anos anteriores, serão fincadas cruzes nas proximidades do Palácio em memória às centenas de jovens negros assassinados este ano no estado.

O Espírito Santo é o estado brasileiro com a segunda maior taxa de homicídios de crianças e adolescentes e perde apenas para Alagoas, segundo o Mapa da Violência 2012. O documento revela que a taxa do estado é 33,8 assassinatos a cada 100 mil habitantes. O aumento vem sendo gradativo desde 2010, quando o Espírito Santo estava em 5º lugar. Entre as vítimas, jovens negros são apontados como maioria.

Fonte: Adital


Nenhum comentário:

Postar um comentário