Sob o meu olhar

Aqui neste blog, vocês poderão ver, ler e comentar a respeito do que escreverei. Por meio deste meu olhar sincero, tentarei colocar artigos e dar minha opinião sobre questões atuais como politica, problemas sociais, educação, meio ambiente, temas que tem agitado o mundo como um todo. Também escreverei poesias e colocarei poemas de grande poetas que me afloram a sensibilidade, colocarei citações e frases pequenas para momentos de reflexão.
É desta forma que vou expor a vocês o meu olhar voltado para o mundo.

16/11/2012

Congresso do PCCh confirma Xi Jinping como líder do país


Nesta quinta-feira (15) foi eleito, em Pequim, durante a 1ª sessão plenária do 18º Comitê Central do Partido, a nova liderança central do Partido Comunista da China (PCCh). 


Xi Jinping - China

Depois da reunião, o secretário-geral eleito do Comitê Central do PCCh, Xi Jinping, junto com os outros seis membros permanentes do PCCh, encontraram-se com a imprensa chinesa e estrangeira.

Xi Jinping destacou que o novo quadro de liderança do PCCh assume a responsabilidade da nação, do povo e do Partido e vai dedicar todo o esforço para apresentar uma resposta satisfatória à História e ao povo. Ele também apresentou os novos membros permanentes do Birô Político do Comitê Central do PCCh.

"Fui eleito secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China pela Sessão Plenária. Agora, gostaria de apresentar os outros seis novos membros eleitos para o Comitê Permanente do Birô Político. São eles: o camarada Li Keqiang, o camarada Zhang Dejiang, o camarada Yu Zhengsheng, o camarada Liu Yunshan, o camarada Wang Qishan e o camarada Zhang Gaoli."

Desses sete novos dirigentes, Xi Jinping e Li Keqiang também participaram como membros permanentes do Birô Político do 17º Comitê Central do PCCh, eleitos em 2007. Já os outros cinco membros foram eleitos para o órgão pela primeira vez. Durante seu discurso no encontro com a imprensa, Xi Jinping destacou repetidas vezes os termos como "responsabilidade" e "povo". Ele disse:

"Nossa atual responsabilidade é unir e dirigir todo o Partido e o povo chinês de todos os grupos étnicos. Ao receber da história o bastão dessa corrida de revezamento, precisamos de esforços contínuos para obter a grande revitalização da nação chinesa, manter a nação chinesa independente e firme entre as nações do mundo e proporcionar maiores contribuições para a humanidade."

Ao olharmos o currículo da nova geração de liderança do PCCh, podemos verificar que eles passaram por ricas experiências em postos básicos, fato que lhes permitiu conhecer melhor a vida real do povo. O discurso de Xi Jinping reflete a grande atenção que os novos dirigentes do Partido terão com o povo. Ele ponderou que o povo chinês é um grande povo e que os seus desejos são a meta de trabalho para a liderança do Partido.

"Nosso povo ama a vida e deseja ter melhor educação, trabalho mais estável, renda mais satisfatória, previdência social segura, melhores serviços médicos e de saúde, condições residenciais mais cômodas e um ambiente mais bonito. Deseja também que seus filhos possam crescer, trabalhar e viver melhor. A aspiração do povo por uma vida feliz é nossa missão. Toda a felicidade no mundo é resultado de trabalho árduo."

Durante o 18º Congresso Nacional do PCCh, que terminou ontem em Pequim, foram definidas como metas, até 2020, concluir a construção de uma sociedade modestamente confortável e duplicar a renda da população. O professor da Escola do Partido do Comitê Central do PCCh, Xie Chuntao, apontou que a nova geração dos dirigentes enfrentará muitos desafios para cumprir com todos esses compromissos.

"Nosso Partido, que possui mais de 80 milhões de membros, enfrenta muitos problemas internos para resolver, sobretudo a corrupção, o formalismo e burocratismo de alguns oficiais e quadros do Partido. É preciso dedicar muito esforço para lidar com eles. Todo o Partido deve estar alertado com essas questões."

Fonte: Rádio Internacional da China

Nenhum comentário:

Postar um comentário