Sob o meu olhar

Aqui neste blog, vocês poderão ver, ler e comentar a respeito do que escreverei. Por meio deste meu olhar sincero, tentarei colocar artigos e dar minha opinião sobre questões atuais como politica, problemas sociais, educação, meio ambiente, temas que tem agitado o mundo como um todo. Também escreverei poesias e colocarei poemas de grande poetas que me afloram a sensibilidade, colocarei citações e frases pequenas para momentos de reflexão.
É desta forma que vou expor a vocês o meu olhar voltado para o mundo.

16/11/2012

Brasil é o 14º país com mais estudantes estrangeiros nos EUA, aponta estudo

Brasil é o 14º país com mais estudantes estrangeiros nos EUA, aponta estudo
O relatório Open Doors, divul­gado dia 12, pelo Insti­tuto de Edu­cação Inter­na­cional (IEI), destaca que o Brasil ocupa o 14º lugar entre os países com maior número de alunos estu­dando em uni­ver­si­dades nos Esta­dos Unidos. Ao todo, 9.029 brasileiros estão matric­u­la­dos em cur­sos de nível supe­rior nos Esta­dos Unidos, um aumento de 6% em relação a 2011.
Segundo o relatório, o número de estu­dantes estrangeiros com matric­u­las reg­u­lar em fac­ul­dades e uni­ver­si­dades norte-americanas atingiu um recorde, total­izando 764.495 alunos, no período de 2011 e 2012.
 
Incen­tivo - Thomas Shan­non, embaix­ador dos EUA no Brasil, afirma que há um esforço con­junto entre norte-americanos e brasileiros para aumen­tar o número de estu­dantes do Brasil em suas insti­tu­ições de ensino supe­rior, por inter­mé­dio do Pro­grama Ciên­cia sem Fron­teiras, que geren­cia bol­sas de estu­dos para brasileiros em diver­sos países.
 
Shan­non afirma: “Nosso desejo é rece­ber quan­tos alunos pud­er­mos: vamos tra­bal­har para rece­ber 60 mil, 100 mil. Quanto ao Pro­grama Ciên­cia sem Fron­teiras, já temos mais de dois mil alunos brasileiros estu­dando em mais de 200 uni­ver­si­dades nos Esta­dos Unidos. Nós somos um dos poucos países que têm uma estru­tura uni­ver­sitária de exce­lente qual­i­dade pronta para rece­ber os brasileiros”.
Pro­grama - No mês de abril, a Pres­i­denta Dilma Rouss­eff esteve nos Esta­dos Unidos e a dis­cussão sobre o Pro­grama Ciên­cia sem Fron­teiras ocupou parte das reuniões. O gov­erno estima o envio de 100 mil pesquisadores, em qua­tro anos, para diver­sos países, sendo 20 mil só para os Esta­dos Unidos.
 
No total, serão 75 mil bol­sas custeadas pelo gov­erno e mais 25 mil via­bi­lizadas pela ini­cia­tiva pri­vada. As bol­sas vão desde a grad­u­ação até o pós-doutorado em 18 áreas de tec­nolo­gia, engen­haria, bio­med­i­c­ina e biodiversidade.
Fonte: AGSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário