Sob o meu olhar

Aqui neste blog, vocês poderão ver, ler e comentar a respeito do que escreverei. Por meio deste meu olhar sincero, tentarei colocar artigos e dar minha opinião sobre questões atuais como politica, problemas sociais, educação, meio ambiente, temas que tem agitado o mundo como um todo. Também escreverei poesias e colocarei poemas de grande poetas que me afloram a sensibilidade, colocarei citações e frases pequenas para momentos de reflexão.
É desta forma que vou expor a vocês o meu olhar voltado para o mundo.

05/11/2012

Abacate emagrece, sabia?







Abacate – coma e emagreça


Fruta da estação

A safra do abacate começa em fevereiro e vai até junho. Esta é a melhor época para usufruir desta fruta saudável. O preço está mais baixo e a qualidade mais alta.


Composição do abacate

O maior benefício do abacate reside no seu alto teor de gorduras do bem, os ácidos graxos mono e poliinsaturados, traduzindo, os ômegas 3, 6 e 9. Os monoinsaturados estão presentes em altíssima concentração, justamente o omega-9, a mesma gordura presente no azeite de oliva e na macadamia. O colesterol é zero. Ele também é uma excelente fonte de potássio e vitamina A, além de apresentar uma vasta gama de outras vitaminas e minerais, muita água e fibras, ou seja, excelente nestes dias mais quentes, quando se precisa de hidratação extra.

Abacate emagrece?

Sim, a bioquímica e os estudos científicos explicam: justamente pela sua alta concentração de gorduras benéficas, que promovem a saciedade por mais tempo. Apesar do abacate concentrar calorias, elas provem da gordura monoinsaturada, que ajuda a reduzir o pico de insulina, o hormônio responsável por armazenar toda caloria extra sob forma de gordura localizada, e que faz a fome voltar mais depressa. Além disso, o omega-9 ativa outro hormônio, a adiponectina, que comanda o corpo a produzir a energia que precisa a partir dos depósitos de gordura, ou seja, ele ativa a queima dos pneuzinhos localizados principalmente na cintura e abdômen.


Bom para a saúde

O omega-9 tem ação anti-inflamatória e ajuda a reduzir o risco de doenças do coração. As gorduras do tipo monoinsaturado contribuem para a diminuição do colesterol ruim (LDL) e a manutenção adequada do colesterol bom (HDL). Também contribui para a saúde pelo alto teor de fibras, como a pectina, um tipo de fibra solúvel que atua na redução dos níveis de LDL, e ajuda no funcionamento intestinal. O abacate é rico em vitaminas antioxidantes como A, C e E, reduzindo assim a formação de radicais livres no organismo. Por ser rico em potássio, ajuda a reduzir a pressão sangüínea, previne câimbras e tem ação diurética.


Tipos de abacate

No mundo há 500 variedades de abacate e, no Brasil, aproximadamente 50. As mais conhecidas são o antilhano (também chamado manteiga), que tem frutos curtos, casca lisa, caroço grande e polpa macia; e o guatemalense, com frutos longos, casca espessa e rugosa e caroço pequeno. Há também o avocado, uma versão menor do abacate.


Quanto consumir

O abacate pode ser consumido em dias alternados, uma média de 50 gramas por dia, o que equivale a somente 90 calorias. O excesso deve ser evitado porque ele é calórico, e pode descontrolar a sua dieta. Além disso, você corre o risco de enjoar desta fruta maravilhosa e saudável. Um pouco de bom senso não faz mal a ninguém. Coma com moderação, de três a quatro vezes por semana.


Como pode ser consumido?

O abacate pode ser usado em preparações doces e salgadas. O Brasil é o único país do mundo onde o abacate é usado principalmente como sobremesa à base de leite, na forma de vitaminas, sorvetes e cremes. Ele é muito versátil e pode ser acrescentado em saladas, em sanduíches, em coquetéis, em molhos tipo guacamole, além das vitaminas e sobremesas cremosas, ou ser comido puro aos pedaços. Seu sabor é delicioso, desmancha na boca e combina muito bem com todo o tipo de folhas verdes (alface, chicória, rúcula, agrião).


Nenhum comentário:

Postar um comentário