Sob o meu olhar

Aqui neste blog, vocês poderão ver, ler e comentar a respeito do que escreverei. Por meio deste meu olhar sincero, tentarei colocar artigos e dar minha opinião sobre questões atuais como politica, problemas sociais, educação, meio ambiente, temas que tem agitado o mundo como um todo. Também escreverei poesias e colocarei poemas de grande poetas que me afloram a sensibilidade, colocarei citações e frases pequenas para momentos de reflexão.
É desta forma que vou expor a vocês o meu olhar voltado para o mundo.

01/02/2012

América Latina exigirá ação mundial para proteger o planeta


Prensa Latina


O Fórum de ministros da América Latina e Caribe exigirá do mundo um olhar de longo prazo e ações para proteger o planeta, afirmou a ministra equatoriana de Patrimônio, María Fernanda Espinosa.


Em entrevista à Prensa Latina, Espinosa confirmou a presença de 20 ministros e delegações de 32 países no 18º Fórum Regional de Meio Ambiente que se realizará em Quito, antes da Cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), em 5 de fevereiro, em Caracas.

Esperamos, disse, ter como resultado uma Declaração de Quito, com duas ou três ideias fortes que sejam incluídas na manifestação dos mandatários da Celac, e o conteúdo suficiente para servir de plataforma para a próxima Cúpula Rio+20 no Brasil.

“Os tempos ecológicos são diferentes aos tempos políticos, a crise ecológica é longa duração e a responsabilidade política de um ou outro governo é bem mais curta que o que significaria um compromisso político de longo prazo”, disse.

“Agora”, comentou, “os Estados Unidos estão empenhados em responder à crise fiscal de endividamento a todo custo e ajusta sua economia com a precarização do emprego, retrocesso da segurança social e flexibilização das normas ambientais”.

“Isso”, afirmou a servidora pública, “porque não há um olhar de longo prazo que é o que estamos exigindo para proteger o planeta”.

Posição privilegiada

Ela classificou como vantajoso o fato de a maior parte dos países da América Latina ter essa consciência. Sendo assim, a realização da Cúpula Rio+20 nesta região não seria coincidência.

“A América Latina tem muito que dizer”, enfatizou Espinosa, “porque somos uma das regiões mais ricas em recursos naturais do planeta, crescemos economicamente e devemos garantir a diminuição dos custos ambientais”.

“Sabemos”, esclareceu, “que a única maneira de garantir a continuidade da vida e da sociedade no planeta é através de uma contração do consumo das elites em nível mundial e que se requer uma profunda reengenharia produtiva com tecnologias não contaminantes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário