Sob o meu olhar

Aqui neste blog, vocês poderão ver, ler e comentar a respeito do que escreverei. Por meio deste meu olhar sincero, tentarei colocar artigos e dar minha opinião sobre questões atuais como politica, problemas sociais, educação, meio ambiente, temas que tem agitado o mundo como um todo. Também escreverei poesias e colocarei poemas de grande poetas que me afloram a sensibilidade, colocarei citações e frases pequenas para momentos de reflexão.
É desta forma que vou expor a vocês o meu olhar voltado para o mundo.

13/02/2012

Ministros árabes fazem encontro sobre Síria após veto na ONU


Correio do Brasil

12/2/2012 13:13,  Por Redação, com Reuters - do Cairo

Síria
Depois do veto da China e Rússia ao plano de paz da Liga Árabe, ministros se reúnem no Cairo para buscar um acordo ao fim do derramamento de sangue naSíria
Ministros árabes se reuniram no Cairo no domingo para discutir os esforços com o objetivo de acabar com o derramamento de sangue na Síria depois que Rússia e China vetaram um plano de paz da Liga Árabe, apoiado pelo Ocidente, no Conselho de Segurança da ONU.
Uma autoridade de oposição da Síria disse que os ministros do Golfo discutiriam uma proposta para reconhecer o Conselho Nacional Sírio, de oposição, em uma ação que isolaria mais o presidente sírio, Bashar al-Assad. Autoridades da Liga afirmaram que tal ideia não estava formalmente na pauta, mas podia ser levantada durante as negociações.
O veto russo e chinês no Conselho de Segurança atraiu críticas dos países árabes que buscavam apoio da Organização das Nações Unidas para uma iniciativa que pedia que Assad renunciasse e entregasse o poder para um vice como parte de uma transição política à democracia.
A tentativa árabe de isolar a Síria vem sendo liderada pelos países do Golfo, particularmente Arábia Saudita e Catar. Ministros árabes do Golfo iniciaram as negociações no Cairo no domingo antes de uma reunião ministerial árabe mais tarde neste domingo.
Os países do Golfo anunciaram na semana passada que estavam chamando de volta seus embaixadores na Síria e expulsando representantes sírios. Líbia e Tunísia, dois países em que revoltas populares derrubaram líderes autoritários no ano passado, tomaram medidas similares.
– Há países do Golfo que vão propor reconhecer o Conselho Nacional Sírio (CNS) como o representante do povo sírio durante o encontro dos ministros do Conselho de Cooperação do Golfo (no domingo) no Cairo, disse Abdel Baset Seda, membro do comitê executivo do CNS, à agência inglesa de notícias Reuters no Cairo.
Abdel Baset, que vem se encontrando com ministros e autoridades árabes, afirmou que os ministros também devem discutir propostas para um grupo “Amigos da Síria” de países árabes, ocidentais e outros, para pressionar por uma ação sobre a Síria.
O plano foi proposto pela França e pelos Estados Unidos depois que Rússia e China bloquearam a resolução do Conselho de Segurança.
Diplomatas da ONU disseram que a Arábia Saudita circulou um novo esboço de resolução apoiando o plano árabe para ser considerado pela Assembleia Geral ao invés do Conselho de Segurança. Resoluções feitas pela Assembleia não são obrigatórias, mas não podem ser vetadas.
Mas Riad negou no domingo informações de que teria apresentado formalmente a resolução para a Assembleia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário