Sob o meu olhar

Aqui neste blog, vocês poderão ver, ler e comentar a respeito do que escreverei. Por meio deste meu olhar sincero, tentarei colocar artigos e dar minha opinião sobre questões atuais como politica, problemas sociais, educação, meio ambiente, temas que tem agitado o mundo como um todo. Também escreverei poesias e colocarei poemas de grande poetas que me afloram a sensibilidade, colocarei citações e frases pequenas para momentos de reflexão.
É desta forma que vou expor a vocês o meu olhar voltado para o mundo.

09/02/2012

Crônicas de Berlim (11): A Berlinale toma Berlim de assalto


Blog da Boitempo

Veja mais imagens das filas e das emoções dos espectadores da Berlinale clicando na imagem acima
Por Flávio Aguiar.
Começou nesta quinta-feira a 62a Berlinale – o festival internacional de cinema de Berlim, um dos mais importantes da Europa. O Q.G. do festival fica na praça Marlene Dietrich, nomeada em homenagem à grande atriz alemã que se refugiou nos EUA durante o nazismo. Mas o festival toma conta da cidade inteira. As filas para compra antecipada de entradas são imensas. Pode-se levar de uma a duas horas numa delas. Milhares de berlinenses e cinéfilos do mundo inteiro assistirão, até o dia 19, as centenas de filmes de todos os tipos –  longas, curtas, desenhos, documentários, estreias, retrospectivas, homenagens, mais seminários especiais dedicados a jovens cineastas selecionados em dezenas de países, inclusive no Brasil. O Brasil participa da competição pelo cobiçado urso de ouro (já dado a Tropa de Elite e Central do Brasil) numa co-produção brasileira, portuguesa, francesa e alemã, o filme Tabu, dirigido pelo cineasta português Miguel Gomes.
Participam da mostra, mas não do concurso, mais três filmes brasileiros: Xingu, de Cao Hamburger, sobre os irmãos Villas Boas, Olhe pra mim de novo, de Kiko Goifman e Cláudia Priscilla, e Licuri Surf, de Huile Martins.
Entre os filmes mais procurados estarão Les adieux à la Reine, de Benoit Jacquot, onde a Revolução Francesa é vista a partir das mulheres que cercam a rainha Maria Antonieta, e The iron Lady [A dama de ferro, sobre o qual Emir Sader escreveu aqui no Blog ontem], controvertido filme sobre a nada controversa ex-primeira ministra Margareth Thatcher, que também aborda a Guerra das Malvinas – de 30 anos atrás – um tema quente, aliás, no momento, com troca de palavras ásperas entre os governos britânico (que faz desfilar todo o seu aplomb imperial) e argentino – felizmente só palavras, até agora.   
Diz-se com muita justiça que a Berlinale é mais do que um festival, é um estado de espírito. É verdade. A Berlinale é filha da Guerra Fria. Nos anos cinquenta, Berlim Ocidental era uma ilha capitalista cercada por comunismo de todos os lados. Vitrine contra vitrine, os norte-americanos e o governo da RFA (República Federal da Alemanha, não a Rote Armée Fraction – RAF…) decidiram investir em cultura. Criaram uma universidade. Numa cidade cuja população adulta fora devastada pela guerra (e também pelo nazismo), a RFA decidiu liberar do serviço militar obrigatório os jovens que habitassem em Berlim.
E assim também criaram um Festival Internacional de Cinema – a Berlinale, em 1950. Para se entender o sucesso do festival junto ao público, é necessário compreender a mentalidade de “ilhéus” que marcava os habitantes da Berlim Ocidental. Era um momento em que “o mundo vinha a Berlim”.
Bom, a Guerra Fria acabou. Aliás, uma das melhores definições do seu final foi dada, smj, pelo romancista John Le Carré, especializado no tema: parodiando uns versos de Leonard Cohen, ele diz que os mocinhos perderam, e os bandidos dos dois lados ganharam. Mas o Festival ficou, adquiriu vida própria, se ampliou, tomou conta de Berlim inteira.
Um dos melhores aspectos da Berlinale é seu investimento na juventude. Não só trazem jovens cineastas e cinéfilos do mundo inteiro, mas ele tem vastas seções dedicadas a crianças e adolescentes que têm, inclusive, um júri a parte e que dá prêmios de verdade. Esse é um verdadeiro investimento no futuro, e ajuda a compreender por que Berlim é uma cidade onde raramente cinemas fecham, e, até pelo contrário, alguns que estavam fechados às vezes reabrem também.
Outro bom investimento é o deslocamento da apresentação de filmes para bairros afastados das regiões centrais, uma promoção excelente que se chama “Berlinale no bairro”. Isso facilita, nesses dias nevados e gélidos, o acesso para idosos, portadores de deficiência etc.
Claro, há a tietagem de perseguir estrelas, desfiles etc. Mas a Berlinale, como podem ver, é muito mais do que isso.
Diz a lenda que nas longas e demoradas filas que se formam nos guichês nascem amizades, amores, casos, casamentos etc. Às vezes se desfazem…
Nem tudo são flores. Um grande complicador entrou em cena: o celular.
Cada pessoa pode comprar dois ingressos por filme. Os ingressos à venda se referem aos filmes que passam nos três dias seguintes, mais alguns que já estão à venda, e os do último dia do Festival, sempre um domingo, momento de ver o que se perdeu, também os filmes premiados, essas coisas. Isso significa que cada pessoa leva consigo um pequeno memorando com uma batelada de datas, cinemas, opções etc., e que está comprando, normalmente, para pelo menos mais uma pessoa. Em cima dos guichês há uma tela com a relação dos filmes disponíveis, os esgotados etc. Mas isso não adianta. Muitas pessoas chegam no guichê e começam a checar com o vendedor as disponibilidades. Aí entra em cena o celular. Elas ligam para o(s) eventual(ais) parceiros(as), que também deve ter em mãos uma lista de filmes, e começa aquela conversa a três bocas e muitos cliques em computadores ou o que seja, até se chegar a um consenso sobre os tíquetes a comprar. Muitas vezes uma única pessoa pode ficar de dez a quinze minutos num guichê a discutir, telefonar, escolher, re-escolher etc.
É um inferno.
Ah, que saudades dos bons tempos da Guerra Fria, quando não havia celulares!

Nenhum comentário:

Postar um comentário