Sob o meu olhar

Aqui neste blog, vocês poderão ver, ler e comentar a respeito do que escreverei. Por meio deste meu olhar sincero, tentarei colocar artigos e dar minha opinião sobre questões atuais como politica, problemas sociais, educação, meio ambiente, temas que tem agitado o mundo como um todo. Também escreverei poesias e colocarei poemas de grande poetas que me afloram a sensibilidade, colocarei citações e frases pequenas para momentos de reflexão.
É desta forma que vou expor a vocês o meu olhar voltado para o mundo.

09/02/2012

Gravação perdida de Malcom X é encontrada por estudante nos EUA


Portal Vermelho

Fonte: CubaDebate

O estudante Malcolm Burnley, de 22 anos, descubriu, casualmente uma gravação de áudio de um discurso de Malcolm X em uma das universidades mais antigas dos Estados Unidos.


O estudante Malcolm Burnley, de 22 anos, com uma copia da edição de 1961 do Herald na Biblioteca da Brown University/ Foto: Stephan Savoia - AP 

Trata-se do discurso que o ativista pelos direitos dos afro-estadunidenses pronunciou em 1961, com apenas 35 anos, na Brown University de Providence, em Rhode Island, para um público de estudantes, em sua maioria brancos.

A Brown University é um dos oito ateneus universitários que compõem a “Ivy League”, prestigiosa associação à qual pertencem universidades com conotações acadêmicas de excelência. Naquela época Malcolm X era partidário do movimento separatista negro Nation of Islam (Nação do Islã). O ativista foi assassinado quatro anos depois em Nova Iorque durante a Semana Nacional da Irmandade.

Na gravação recuperada de seu discurso em Providence, o ativista afro-estadunidense disse: “A herança da escravidão e do racismo converteu 20 milhões de negros neste país em um povo morto. Morto economicamente, mentalmente, espiritualmente e moralmente. A integração não trará à vida sequer um só homem”.

“Ninguém escutou esta fita nos últimos 50 anos”, explicou Malcolm Burnley, o estudante que a encontrou. “Há muitas gravações de antes de 1962, mas o discurso de 1961 é algo único”, acrescentou.

A descoberta revelou também outros detalhes daquela jornada, como a presença de um jovem estudante que se havia se convertido em um dos diplomatas mais importantes dos Estados Unidos. Entre o público se encontrava Richard Holbrooke, então joven de 19 anos, que mais tarde se converteu em enviado especial dos Estados Unidos no Paquistão e no Afeganistão, última de suas atribuições antes de morrer em dezembro de 2010.

Holbrooke foi o artífice da visita de Malcolm X à Brown University, onde entre outras coisas trabalhava como diretor de um jornal interno, Brown University Herald.

Nenhum comentário:

Postar um comentário