Sob o meu olhar

Aqui neste blog, vocês poderão ver, ler e comentar a respeito do que escreverei. Por meio deste meu olhar sincero, tentarei colocar artigos e dar minha opinião sobre questões atuais como politica, problemas sociais, educação, meio ambiente, temas que tem agitado o mundo como um todo. Também escreverei poesias e colocarei poemas de grande poetas que me afloram a sensibilidade, colocarei citações e frases pequenas para momentos de reflexão.
É desta forma que vou expor a vocês o meu olhar voltado para o mundo.

06/12/2012

Oscar Niemeyer - A vida é um sopro (Overomundo)


“Eu me lembro que na Europa, às vezes eles diziam: ‘O passado arquitetônico
de vocês é pobre, é mais português do que brasileiro’. E eu dizia: ‘isso é muito
bom para nós, porque vocês vivem circulando entre monumentos, e nós estamos
livres pra fazer hoje o passado de amanhã’.”
Oscar Niemeyer

Documentar em apenas 90 minutos a história de um personagem centenário com mais de 800 obras é um desafio. Parece que foi exatamente isto que estimulou o diretor gaúcho Fabiano Maciel e do produtor carioca Sacha a arriscarem o primeiro filme documentário de suas carreiras. Uma provocação que resultou em A vida é um sopro, o relato da vida e das obras de Oscar Niemeyer, o melhor arquiteto que o Brasil já produziu.

O documentário, que está em cartaz somente em algumas salas de cinema do circuito cultural do país, mostra Niemeyer contando de forma descontraída sobre sua vida, seu ideal de uma sociedade mais justa e sobre como ele concebeu seus principais projetos. Filmado durante o verão de 1998 e, posteriormente, nos anos seguintes antes de seu lançamento, A vida é um sopro dosou bem o distanciamento e estreitamento das relações com seu protagonista.

A história registrou a passagem do tempo para um homem em plena atividade na última década de seus 100 anos. O documentário também incluiu obras que não estariam prontas se a montagem final do filme tivesse sido lançada antes. Caso do Museu Oscar Niemeyer , inaugurado na cidade de Curitiba, em 22 de novembro de 2002.

As filmagens registraram a revolução na Arquitetura Moderna, com a introdução da linha curva e a utilização do concreto armado, e suas principais obras nas cidades de Brasília, Belo Horizonte, Ouro Preto, Rio de Janeiro, São Paulo, Paris, Londres, Le Havre, Constantine, e Nova Iorque. Também não faltaram depoimentos de figuras importantes como José Saramago, Eric Hobsbawn, Nelson Pereira dos Santos, Ferreira Gullar, Carlos Heitor Cony e Chico Buarque, entre outros.

Sem pretender inovar ou ser genial como o personagem-tema, o filme procura pautar a clareza das linhas e poesia de Niemeyer. O maior destaque são questões metafísicas desse velho arquiteto pessimista, que acha que o tempo cósmico muito curto e tudo vai desaparecer. Em suma, seja para refletir sobre a insignificância dos homens diante do universo ou seja para simplesmente poder conhecer as obras e a vida deste grande artista brasileiro, ainda vivo, A vida é um sopro é uma bela sacada de seus produtores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário