Sob o meu olhar

Aqui neste blog, vocês poderão ver, ler e comentar a respeito do que escreverei. Por meio deste meu olhar sincero, tentarei colocar artigos e dar minha opinião sobre questões atuais como politica, problemas sociais, educação, meio ambiente, temas que tem agitado o mundo como um todo. Também escreverei poesias e colocarei poemas de grande poetas que me afloram a sensibilidade, colocarei citações e frases pequenas para momentos de reflexão.
É desta forma que vou expor a vocês o meu olhar voltado para o mundo.

08/12/2012

A Hora de Clarice homenageia os 92 anos da escritora



Na próxima segunda-feira, dia 10, Clarice Lispector faria 92 anos. A escritora e jornalista, que faleceu em 1977, será homenageada mais uma vez pela Editora Rocco com o evento Hora de Clarice, que reúne uma série de atividades culturais. Para esse ano, oito cidades irão fazer parte, inclusive Curitiba.

Na capital paranaense os eventos culturais acontecem neste final de semana. Amanhã, das 10 às 16 horas, na Livraria da Casa Vilanova Artigas (R. da Paz, 479), serão lidos textos de Clarice Lispector e algumas oficinas serão ministradas pela escritora e tradutora Claudia Borio. No domingo, às 16 horas, a Livraria Saraiva do Shopping Crystal é sede de contação de história infantil A mulher que matou os peixes, com Larissa Lima (R. Comendador Araújo, 731, Batel).

As outras cidades que participam de A Hora de Clarice são Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte, Florianópolis e Brasília. Pelo segundo ano consecutivo, o evento reunirá pesquisadores como José Miguel Wisnik, Wander de Mello Miranda, Eliana Yunes, Odilon Moraes e Nadia Gotlib em mesas-redondas em livrarias e centros culturais de todo o país.

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro sediará a maior parte das atividades: no dia 9, domingo, o parque ganhará cinco bancos com frases da escritora, produzidos pelo designer Antonio Bernardo, com patrocínio da Rocco, e sediará saraus e atividades para crianças, além de um passeio guiado no arboreto organizado pela biógrafa Teresa Montero. Outras informações podem ser obtidas na página do facebook do evento: www.facebook.com/horadeclarice.

Biografia – Clarice Lispector chegou ao Brasil quando tinha dois meses de idade, mas sempre se considerou brasileira. Viveu em Recife boa parte da infância e com 15 anos mudou-se para o Rio de Janeiro. Frustrada com a escola de Direito, viu na literatura um escape. Em 1940, com apenas 19 anos, publicou seu primeiro conto "Triunfo" na Revista Pan.

Foi casada, teve dois filhos e chegou a morar fora do Brasil pela profissão do marido Maury Gurgel Valente, mas em 1959 voltou ao Rio de Janeiro separada.

Começou então a escrever para jornais e lançou diversos títulos como A Maçã no Escuro, A Legião Estrangeira, uma coletânea de contos, A Paixão segundo G.H.

O seu mais famoso e último romance, A Hora da Estrela, foi publicado em 1977, pouco antes de Clarice morrer. Ela faleceu no dia 9 de dezembro de 1977, um dia antes de seu 57° aniversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário