Sob o meu olhar

Aqui neste blog, vocês poderão ver, ler e comentar a respeito do que escreverei. Por meio deste meu olhar sincero, tentarei colocar artigos e dar minha opinião sobre questões atuais como politica, problemas sociais, educação, meio ambiente, temas que tem agitado o mundo como um todo. Também escreverei poesias e colocarei poemas de grande poetas que me afloram a sensibilidade, colocarei citações e frases pequenas para momentos de reflexão.
É desta forma que vou expor a vocês o meu olhar voltado para o mundo.

14/12/2012

Dilma pede à Rússia retomada das importações de carnes brasileiras


Do G1, em Brasília
 
Dilma se reúne em Moscou com o presidente da Rússiva, Vladimir Putin. (Foto: Roberto Stuckert Filho/Presidência) 
Dilma Rousseff se reuniu em Moscou com o presidente da Rússiva, Vladimir Putin, no Kremlin.
(Foto: Roberto Stuckert Filho/Presidência)

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira (14), em Moscou, ter solicitado ao governo russo o fim do embargo do país europeu à carne suína brasileira. Desde junho de 2011, a Rússia proíbe a compra de carne de três estados: Paraná, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

“Expressei minha expectativa sobre o restabelecimento do comércio de carnes suínas entre os dois países e o fim do embargo aos três estados brasileiros”, relatou Dilma após assinar uma série de acordos bilaterais com o presidente russo Vladmir Putin.

No final de novembro, a Rússia suspendeu o embargo contra os três estados brasileiros, contudo, ainda é preciso que o Kremlin forneça os certificados específicos de venda para as empresas exportadoras.
 
Além disso, para que os frigoríficos brasileiros possam retomar as vendas ao país europeu, o governo russo precisa publicar um comunicado oficial.

O embargo às importações das carnes dos três estados afetou, principalmente, as vendas de carne de suínas e de frango, que tiveram forte queda das exportações. Já a indústria de carne bovina manteve o nível de vendas para a Rússia exportando o produto oriundo de outras unidades da federação.

Apesar da restrição parcial, a Rússia se mantém como o maior mercado para a carne bovina brasileira no mundo, além de segundo maior importador de carne suína. Em 2011, o comércio de carnes entre os dois países alcançou US$ 1,5 bilhão.
 
Acordos bilaterais
 
Em seu segundo dia de visita oficial à Rússia, a presidente Dilma Rousseff, que completa 65 anos nesta setxa, assinou um pacote de parcerias estratégicas com o governo russo. Os acordos firmados tratam de cooperações nas áreas de tecnologia, defesa, ciência, inovação e educação.

Um dos acordos bilaterais firmados entre Dilma e o presidente da Rússia, Vladmir Putin, prevê o intercâmbio de informações para a organização de eventos esportivos internacionais que serão sediados pelos dois países nos próximos anos: Copa do Mundo de 2014 (Brasil), de 2018 (Rússia), Olimpíada de 2016 (Brasil) e os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 (Rússia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário