Sob o meu olhar

Aqui neste blog, vocês poderão ver, ler e comentar a respeito do que escreverei. Por meio deste meu olhar sincero, tentarei colocar artigos e dar minha opinião sobre questões atuais como politica, problemas sociais, educação, meio ambiente, temas que tem agitado o mundo como um todo. Também escreverei poesias e colocarei poemas de grande poetas que me afloram a sensibilidade, colocarei citações e frases pequenas para momentos de reflexão.
É desta forma que vou expor a vocês o meu olhar voltado para o mundo.

04/12/2012

Desenvolvimento saudável das crianças é o desafio para a África

Por Redação, com Vermelho - de Brasília 

A África é o continente que ainda representa os maiores desafios para as crianças em matéria nutricional, sobrevivência, desenvolvimento, educação e proteção, dizem representantes de organizações internacionais na região. Referindo-se ao contexto africano, o representante em Angola do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Koen Vanormelingen, disse em declarações exclusivas à Prensa Latina que neste continente ocorrem metade de todas as mortes de crianças de todo o mundo.

No entanto, disse, a África é um continente jovem, com grandes potencialidades de desenvolvimento, que nos últimos anos experimentou um rápido progresso em setores como educação primária e o tratamento de água potável.

Fome, uma triste realidade

Frente ao espelho de sua enorme riqueza natural, a África, onde são recorrentes a fome e a pobreza, mais de um milhão de crianças menores de cinco anos morrem a cada ano por falta de comida, de acordo com um relatório da Unicef. As mortes, que ocorrem principalmente na África subsaariana, estão associadas com a desnutrição de crianças que vivem em famílias pobres com escassos recursos para viver.

Refletindo sobre esta realidade, o Diretor Regional da Unicef para a África Oriental e Meridional , Elhadj As Sy, considerou recentemente que o déficit nutricional causa a morte a menores e pelo menos 30%  deles cresce com fome.

Diante dessa realidade, as organizações internacionais, como a própria Unicef, têm chamado os governo da região a potencializar seus investimentos e o rendimento de cultivos agrícolas para aumentar os níveis nutricionais da população.

Os especialistas concordam, no entanto, em que para melhorar a nutrição de milhões de pessoas na África subsaariana e locais como o Chifre da África vai precisar de apoio internacional, através do fornecimento de fundos milionários. Ao abordar a complexa situação alimentar no Sahel, a subsecretária-geral para Assuntos Humanitários da ONU, Catherine Bragg, defendeu em maio passado que é necessário aumentar a assistência humanitária nessas áreas.

Estamos muito preocupados pelos milhões de pessoas que se encontram afetadas na região do Sahel pela combinação da seca, da pobreza e os altos preços dos cereais, combinados com a degradação ambiental e o subdesenvolvimento crônico, afirmou. A subsecretária prevê que estes elementos vão levar a uma nova crise alimentar.

Sobre o aumento das tarifas dos alimentos, outros especialistas dizem que está determinado em partes pela crescente demanda das economias de rápida expansão, aumento da população e a utilização de alimentos na produção de biocombustíveis e etanol.

Proteção das crianças em Angola

Em Angola, pais do sudoeste africano, centenas de famílias de 10 das 18 províncias, foram danificados pela forte seca deste ano, quando as chuvas foram de 60 % abaixo da média histórica nacional.

A escassez da chuva, que causou uma queda na produção de cerca de 400 mil toneladas de alimentos, colocou em risco de sofrer desnutrição aguda este ano meio milhão de crianças menores de cinco anos nesses territórios, de acordo com organizações humanitárias.

No entanto, o executivo angolano não cruza os braços e recupera a saúde de crianças com um plano abrangente como resposta integral à crise da nutrição, com o apoio de organizações locais.
Entre as iniciativas desenvolvidas pelas autoridades em território angolano estão a criação de centros de alimentação terapêutica e ambulatórios para pacientes desnutridos, afirmam os meios locais.

Após a realização de uma pesquisa em grande escala de pessoas desnutridas nas províncias afetadas pela seca, as crianças esquálidas recebem tratamentos.

A fim de proteger os jovens contra a desnutrição, o nosso objetivo é garantir uma resposta rápida e eficaz nas áreas mais vulneráveis, disse a Dra. Adelaide de Carvalho, diretora nacional de Saúde Pública em Angola.

Para o representante da Unicef em Angola, mesmo se este território apresente um índice de 34%  das crianças com desnutrição crônica, o que significa um em cada três, o país está se movendo para o desenvolvimento das Metas do Milênio.

Angola, considerou, além de ratificar a Convenção dos Direitos da Criança, fez o progresso em áreas como a sobrevivência, a nutrição, acesso à educação primária, a violência, a Aids e as competências familiares, entre outros.

Uma conquista inquestionável é que esta nação, que viveu um período sangrento de 27 anos de guerra (1975-2002), reduziu a taxa de mortalidade entre crianças menores de cinco anos, de 240 há 10 anos atrás, para 154 mortes no presente, o que deve melhorar ainda mais.

Reconheceu que este avanço as campanhas de vacinação contra a poliomielite e outras doenças, impulsionada pelo governo, e a melhoria da educação sobre a importância do aleitamento materno e hábitos nutricionais apropriados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário