Sob o meu olhar

Aqui neste blog, vocês poderão ver, ler e comentar a respeito do que escreverei. Por meio deste meu olhar sincero, tentarei colocar artigos e dar minha opinião sobre questões atuais como politica, problemas sociais, educação, meio ambiente, temas que tem agitado o mundo como um todo. Também escreverei poesias e colocarei poemas de grande poetas que me afloram a sensibilidade, colocarei citações e frases pequenas para momentos de reflexão.
É desta forma que vou expor a vocês o meu olhar voltado para o mundo.

27/10/2012

Somos Naturalmente Egocêntricos?


Por Marcelo Szpilman

Temos que admitir que, no dia a dia, o mundo realmente parece girar ao nosso redor. Nesse exato momento, seja na casa do vizinho ou na china, bilhões de indivíduos, incluindo seus amigos, estão levando suas vidas, absortos em seus afazeres, mas efetivamente reais são os acontecimentos que nós estamos vivenciando agora.

Os outros acontecimentos são exatamente isso. Fatos vividos pelos outros. Os meios de comunicação, como a TV e a internet, até insistem em nos colocar diante desses fatos, mas, ainda assim, são realidades e narrativas distantes, somente imaginadas (ou visualizadas), mas não presenciadas. E muito menos vividas, curtidas ou sofridas.

Talvez por isso nos seja tão difícil envolver-se em questões que não fazem parte da nossa realidade cotidiana. Nesse instante, ao redor do Planeta, sem que tomemos conhecimento, uma espécie está sendo extinta na Natureza, uma área com tamanho de mil campos de futebol está sendo desmatada, uma tonelada de peixes está sendo desperdiçada, 130 tubarões estão sendo cruelmente assassinados para a remoção de suas nadadeiras e um ser humano está morrendo por falta de acesso à água limpa (potável).

De forma quase infantil, se não presenciamos essas realidades, elas parecem não existir. E a vida continua... No entanto, basta que a realidade bata à nossa porta, para que ela se torne bem presente. Pense nisso. Reflita. A percepção da realidade dos outros não requer grande altruísmo. Um pouco de desprendimento já está bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário