Sob o meu olhar

Aqui neste blog, vocês poderão ver, ler e comentar a respeito do que escreverei. Por meio deste meu olhar sincero, tentarei colocar artigos e dar minha opinião sobre questões atuais como politica, problemas sociais, educação, meio ambiente, temas que tem agitado o mundo como um todo. Também escreverei poesias e colocarei poemas de grande poetas que me afloram a sensibilidade, colocarei citações e frases pequenas para momentos de reflexão.
É desta forma que vou expor a vocês o meu olhar voltado para o mundo.

21/10/2012

Mais de 100 mil protestam em Londres


Por Altamiro Borges

Mais de 100 mil pessoas participaram neste sábado (20) de um protesto em Londres contra as medidas de austeridade fiscal do primeiro-ministro conservador David Cameron. Os manifestantes acusaram o governo pelo aumento da miséria social e por beneficiar os ricaços do Reino Unido. Também ocorreram marchas em Belfast (Irlanda do Norte) e Glasgow (Escócia). As manifestações indicam que há um acirramento da luta de classes na Europa. Na mesma semana, também houve protestos contra o desemprego na Itália e contra os cortes orçamentários na Espanha - que já tem convocada uma nova greve geral para 14 de novembro.

Segundo relato do Estadão, "o protesto realizado no centro de Londres, perto das sedes do governo e do Parlamento, transcorreu de forma pacífica, com poucos focos de distúrbio... Sindicalistas, professores, enfermeiras, bombeiros e trabalhadores comunitários e de ONGs participaram da colorida e ruidosa passeata, na qual também houve muitas famílias e idosos. A longa coluna humana avançou durante o dia todo pelas ruas do centro até chegar ao Hyde Park".

A exemplo de outros países da Europa, o Reino Unido atravessa uma das mais graves crise da sua história. O país está em recessão desde o final de 2011 e o desemprego vitima 7,9% dos trabalhadores britânicos, segundo os questionáveis índices oficiais. As recentes medidas de austeridade fiscal do conservador David Cameron causaram a demissão de centenas de milhares de funcionários, a supressão de numerosos serviços públicos e a progressiva privatização da educação e da saúde. A revolta cresce no Reino Unido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário