Sob o meu olhar

Aqui neste blog, vocês poderão ver, ler e comentar a respeito do que escreverei. Por meio deste meu olhar sincero, tentarei colocar artigos e dar minha opinião sobre questões atuais como politica, problemas sociais, educação, meio ambiente, temas que tem agitado o mundo como um todo. Também escreverei poesias e colocarei poemas de grande poetas que me afloram a sensibilidade, colocarei citações e frases pequenas para momentos de reflexão.
É desta forma que vou expor a vocês o meu olhar voltado para o mundo.

23/04/2012

O Reino dos Saqueadores (Amarílis Tupiassu)

Há raros bons, no parlamento, movidos à virtude política.
Poucos escapam do venha a mim e aos meus " nepóticos" toda a riqueza do Brasil.
O que admira é a pobreza deste quase continente não morrer logo de todo, manter-se de pé, nas terras brasileiras, reduto de todas as riquezas, muito ouro, muito ferro, muito tudo, fora as preciosidades ainda a descobrir.
Pelo tanto que roubam sob as bençãos da impunidades, sabe-se lá como este país ainda não foi a lona total.

A gente ouve, lê sobre os assaltantes oficiais, e bate agudo sentimento de desânimo, im sentimento novo, espécie de pudor, vergonha, algo de impossível ou difícil verbalização, sensação de perda maior, porque as intrincadas redes ladroeiras, em vez de serem extirpadas, aumentam.
A cada dia, mais horror, nos abissais da roubalheira, mais um bando há anos a lucupletar-se do dinheiro público.
Em todos os estados, nos milhares de municípios vorazmente criados, mesmo nos de dimensão liliputiana, viça o roubo. Em todos, antros de ladrões, a soma dos absurdos impostos que nos são exigidos, o suor de quem trabalha, escorrendo aos mananciais da gatunagem, das tramoias politiqueiras.

Será possível algum dia somar o montante saqueado? Quem sabe o Oswald de Sousa, ou outro craque em números, deter-se-ia nessa tarefa inglória, num quarto escuro - para disfarçar a vergonha?
Um problema talvez incontornável à efetivação da tarefa seria a ciência matemática ter infinitos à soma dos lhões e lhões surrupiados ao erário brasileiro. E olhe que menciono o roubo-roubo, não a ladroagem oficializada..as mamatas que os larápios inventam para mais surrupios

Os horríveis do Maranhão alardeiam a redução de seus 18 salários a 15. Acham que fazem u grande bem ao Brasil, tudo ao amparo de leis forjadas a golpes de esperteza, o corporativismo correndo à solta, os politicalheiros a bom legalizar roubo à pátria, tudo muitíssimo bem ajustado a leis perfeitamente arranjadas pelos sugadores, ao desconhecimento do eleitor bobo, ingênuo, este que, sem saber, carrega, às tribunas, seus próprios carrascos, os insaciáveis políticos, infelizmente a maioria, cujo único objetivo na vida é enganar, iludir, roubar esperanças, saquear bem público.

Os jornais estampam: "Má gestão domina prefeituras". A notícia, bate na criação de milhões de municípios no pós-1988.
Até aí, havia normas rígidas à criação de prefeituras. Depois..Aí está o Brasil loteado, lotado de municípios até no fundinho dos quintais dos estados, muitos, ávidos sorvedouros de erário, de cifrões que caem reto em bolsos lapidais.
Além disso, as excelências querem estados, grandes sorvedouros, minas. Os divisionistas do Pará não continuam a forcejar, a bater na tecla de "populações diretamente interessadas"? Eles querem é estados, muita, muita grana. As redes imperam.

"Cachoeira recebeu mais de R$30 milhões da Delta" noticia o jornal, a Delta que "tem bilhões em contratos do PAC".
As redes do roubo são ninhais de centopéias: mil pernas.
Outra manchete: "Caso Cachoeira terá CPI mista", ou seja, Câmara e Senado vão apurar o lodaçal.
Corre fenomenal disse-me-disse, corre-corre, pega-pega-não-pega, pelas bandas dos bandos..

Sabem o fim dessa história de nauseante gatunagem? Não? Não sente no ar um cheiro de orégano? Pois é. Os pizzaiolos fazem de conta. Acenam e somem. Nos mesmos cafundós onde some, gargalhando a vergonheira do mensalão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário