Sob o meu olhar

Aqui neste blog, vocês poderão ver, ler e comentar a respeito do que escreverei. Por meio deste meu olhar sincero, tentarei colocar artigos e dar minha opinião sobre questões atuais como politica, problemas sociais, educação, meio ambiente, temas que tem agitado o mundo como um todo. Também escreverei poesias e colocarei poemas de grande poetas que me afloram a sensibilidade, colocarei citações e frases pequenas para momentos de reflexão.
É desta forma que vou expor a vocês o meu olhar voltado para o mundo.

18/07/2011

PORTAS DA VIDA


Hoje dei por mim pensando na vida... e imaginei-a como sendo um corredor, longo ou curto, depende de cada pessoa... no meu caso imaginei um longo corredor, daqueles dos antigos palacetes, cheio de portas de um lado e do outro. 
Estranhamente, não consegui vislumbrar o final desse corredor, parecia não ter fim... Mas tinha portas, verdes (não sei porquê esta cor), muitas, imensas portas...

Depois, pus-me a pensar no significado das portas... 
E encarei as portas como sendo as escolhas que vamos fazendo, as decisões que vamos tomando, os caminhos que vamos escolhendo ao longo da nossa vida.

A vida apresenta-nos diversas circunstâncias, em que diversas portas se apresentam perante nós. 
Temos que decidir quais as portas a abrir e nem todas as portas são a melhores escolhas.

Umas portas são escolhas acertadas, escolhas doces e felizes, são portas onde os sorrisos e o otimismo, onde o sonho e o bem-estar se apresentam no outro lado. 
São portas tão fáceis de abrir, mas tão dificilmente escolhidas... Não sei bem porquê, mas a verdade é que tendemos a escolher muitas poucas vezes estas portas.

Outras portas são escolhas mais frequentes, mas também mais infelizes. 
Por elas atravessamos para a dor, para o desespero, para o amor fracassado e proibido, para as incertezas... 
São portas nascidas em lágrimas, que a vida não hesita em apresentar-nos e nós em escolhermos...

Outras ainda são aquelas que queríamos abrir, pelas quais sentimos um grande fascínio, mas que não se abrem... 
Por variadíssimas razões: (1) perdemos a chave; (2) não temos nem nunca tivemos a chave; (3) a fechadura está de tal forma enferrujada que não se deixa abrir; (4) são portas que não foram feitas para ser abertas por nós ou mesmo por ninguém...

O problemas das portas que estão no corredor que é a nossa vida é que as boas são difíceis de encontrar, difíceis de escolher, mas muito fáceis de fechar. 
E as más, as portas más e traiçoeiras, são fáceis de encontrar, fáceis de escolher, mas muitíssimo difíceis de fechar. 
Abrindo uma porta dessas na nossa vida, dificilmente a poderemos fechar e deixá-la esquecida quando quisermos sair. 
É um capítulo que não se deixa fechar facilmente, que deixa marcas em nós... 
E, por vezes, aquelas portas que mais queremos abrir, contra as quais nos batemos, nas quais empenhamos tanta da nossa energia, ficam imóveis e, quase teimosamente, não se abrem para nós.

E eu...

... tenho algumas portas por fechar... embora ache que aos poucos o estou conseguir fazer
.
... vejo-me com alguma frequência tentando abrir portas que quero abrir, mas não consigo... embora já tenha desistido de algumas

... tenho medo de abrir mais portas, tenho medo de abrir uma das más, daquelas difíceis de fechar... embora saiba que quem quer ser feliz não pode ter medo, e eu VOU SER FELIZ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário