Sob o meu olhar

Aqui neste blog, vocês poderão ver, ler e comentar a respeito do que escreverei. Por meio deste meu olhar sincero, tentarei colocar artigos e dar minha opinião sobre questões atuais como politica, problemas sociais, educação, meio ambiente, temas que tem agitado o mundo como um todo. Também escreverei poesias e colocarei poemas de grande poetas que me afloram a sensibilidade, colocarei citações e frases pequenas para momentos de reflexão.
É desta forma que vou expor a vocês o meu olhar voltado para o mundo.

05/01/2013

'Chávez representa mudança e esperança para Venezuela', diz Oliver Stone

Washington, 4 jan (EFE)

O cineasta americano Oliver Stone saiu em defesa de Hugo Chávez, nesta sexta-feira, e afirmou à cadeia 'CNN' que o político venezuelano representa para seu país 'a esperança e a mudança', como representou Barack Obama nas eleições de 2008 para os Estados Unidos.

Stone mantém uma estreita relação com Chávez e, em 2009, dirigiu o documentário sobre a América Latina 'South of the Border', no qual retrata o dirigente venezuelano de maneira próxima e positiva.

No meio da incerteza sobre o estado de saúde do líder e sob a incógnita se poderá ou não assumir um quarto mandato de presidente em 10 de janeiro, Stone se mostrou convencido que, se finalmente houver novas eleições, o PSUV, partido de Chávez, voltaria a ganhar.

'A maioria do povo se beneficiou com Chávez e as condições de vida melhoraram durante esses anos', afirmou o diretor, que definiu o dirigente como 'uma figura nacional que mudou a Venezuela para sempre'.

Além disso, Stone expressou sua 'absoluta confiança' no vice-presidente Nicolás Maduro, que assumiu as funções presidenciais durante a ausência de Chávez.

O veterano cineasta também aproveitou para voltar a criticar o papel que os EUA desempenharam com relação à Venezuela durante os últimos anos, como já fez em seu documentário, e criticou que o país sul-americano tenha virado 'um inimigo regional' e que os grandes meio de imprensa americanos tenham 'ignorado a revolução social' na América Latina.

Junto a Stone, outras destacadas vozes dos EUA também acreditam em um 'triunfo do continuísmo' na Venezuela caso de Chávez não permaneça no poder, como é o caso do co-diretor do progressista instituto de pesquisas 'Center for Economic and Policy Research', Mark Weisbrot.

Em artigo publicado nesta sexta-feira no jornal ''The New York Times'', Weisbrot atribui aos sucessivos Governos de Chávez 'a redução da pobreza pela metade,a redução da extrema pobreza a 70% e ter garantido pela primera vez o acesso à saúde e à educação para milhões de pessoas', o que, em seu julgamento, asseguraria ao PSUV a vitória em uma hipotética eleição sem Chávez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário