Sob o meu olhar

Aqui neste blog, vocês poderão ver, ler e comentar a respeito do que escreverei. Por meio deste meu olhar sincero, tentarei colocar artigos e dar minha opinião sobre questões atuais como politica, problemas sociais, educação, meio ambiente, temas que tem agitado o mundo como um todo. Também escreverei poesias e colocarei poemas de grande poetas que me afloram a sensibilidade, colocarei citações e frases pequenas para momentos de reflexão.
É desta forma que vou expor a vocês o meu olhar voltado para o mundo.

12/01/2013

Canal iraniano de TV diz que Shimon Peres admite participação de Israel na morte de Yasser Arafat

 Por Redação, com agências internacionais - de Teerã

Presidente de Israel, Shimon Peres teria admitido, nesta sexta-feira, pela primeira vez, a participação do regime israelense na morte do líder da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Yaser Arafat. Peres, no entanto, lamentou o fato e disse que o Estado judeu não deveria tê-lo eliminado, “pois com ele se podia conversar”, segundo reportagem publicada no canal HispanTV, transmitido pela rede de televisão pública Islamic Republic of Iran Broadcasting (IRIB, na sigla em inglês), do Irã.

De acordo com o texto divulgado, Peres acredita que “a morte de Arafat tenha gerado uma situação ainda mais difícil e complexa na região”. Arafat morreu em 11 de novembro de 2004, na França, após várias semanas de tratamento médico. Desde então, as autoridades francesas se negaram a revelar a causa exata da morte do líder da ANP, amparadas em leis de privacidade à pessoa, “embora existissem, desde então, notícias de que o serviço de inteligência de Israel (Mosad, na sigla em hebraico) o havia envenenado com talio, um elemento radioativo”, diz a matéria da HispanTV.

Em final de novembro do ano passado, um grupo de especialistas franceses e suíços exumou o corpo de Yasser Arafat, em Ramalah, na Cisjordânia, para esclarecer se ele morreu, realmente, por envenenamento.

Os resultados, segundo a HispanTV, “revelaram a implicação das autoridades do regime israelense no assassinato do líder palestino, posto que as mostras assinalam o envenenamento como a causa da morte”.

Ainda de acordo com o canal distribuído na Venezuela, Espanha, Argentina e Cuba, entre outros países do mundo, “há documentos que provam a determinação do ex-primeiro ministro de Israel Ariel Sharon em ordenar o assassinato de Arafat, durante uma conversa com seu ex-ministro para assuntos militares, Shaul Mofaz”.

Nenhuma autoridade israelense procurada pelo Correio do Brasil estava disponível, imediatamente, para responder sobre a veracidade das declarações veiculadas pela HispanTV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário