Sob o meu olhar

Aqui neste blog, vocês poderão ver, ler e comentar a respeito do que escreverei. Por meio deste meu olhar sincero, tentarei colocar artigos e dar minha opinião sobre questões atuais como politica, problemas sociais, educação, meio ambiente, temas que tem agitado o mundo como um todo. Também escreverei poesias e colocarei poemas de grande poetas que me afloram a sensibilidade, colocarei citações e frases pequenas para momentos de reflexão.
É desta forma que vou expor a vocês o meu olhar voltado para o mundo.

17/09/2011

JUSTIÇA É SERIAL KILLER DE PROVAS CONTRA RICOS NO BRASIL: FAMÍLIA SARNEY NÃO PODE NEM SER INVESTIGADA, SENTENCIA STF (Glauco Cortez)

 


Justiça, a cínica


Clã Sarney: as provas não valem

Justiça é Serial killer de provas, mata em série as provas contra os ricos.

A decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) de anular as provas da investigação da família Sarney pela Polícia Federal é mais uma prova (evidente, concreta, válida) de que no Brasil ricos não podem ser  investigados. As provas anuladas são da chamada operação Boi Barrica, que  investigou os negócios do empresário Fernando Sarney e outros familiares do presidente do Senado, José Sarney.

Quando um rico é investigado, como nos casos das operações Castelo de Areia e Satiagraha, a justiça simplesmente anula as provas. É anulação em série.  As provas podem provar que houve corrupção, mas isso não importa quando são os ricos os acusados. Aqui não se pode nem investigar os ricos.

Essa é mais uma situação ou prova de que a consciência de renda tornou-se mais importante do que a consciência de classe nas sociedades contemporâneas. A consciência de renda parece evidenciar que as diferenças entre proprietários dos meios de produção e trabalhadores são menos importantes atualmente do que a diferença entre os ricos (sejam proprietários dos meios de produção ou simplesmente corruptos) e a população em geral. As decisões que anulam provas de ricos são explicadas pela consciência de renda. Há interesses comuns entre as camadas mais ricas da população e esses interesses comuns são estabelecidos por práticas e procedimentos que impedem até a investigação. Quicá a punição.

Há tempos estamos dizendo que o problema da corrupção no Brasil não é  do Legislativo nem do Executivo. Não adianta fazer manifestação contra a corrupção se a justiça, o principal problema do país, não cumpre sua função. A justiça deveria ser o principal alvo das manifestações contra a injustiça e a corrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário