Sob o meu olhar

Aqui neste blog, vocês poderão ver, ler e comentar a respeito do que escreverei. Por meio deste meu olhar sincero, tentarei colocar artigos e dar minha opinião sobre questões atuais como politica, problemas sociais, educação, meio ambiente, temas que tem agitado o mundo como um todo. Também escreverei poesias e colocarei poemas de grande poetas que me afloram a sensibilidade, colocarei citações e frases pequenas para momentos de reflexão.
É desta forma que vou expor a vocês o meu olhar voltado para o mundo.

16/03/2013

EUA continuam financiando planos golpistas contra Cuba



O Escritório de Auditoria do governo dos Estados Unidos (Gao, por sua sigla em inglês) informou que Washington utilizou este dinheiro para “programas subversivos feitos por instituições oficiais, para buscar a queda do Executivo” da ilha. O documento revelou que o 87% dos recursos foram usados entre 2004 e 2012, período em que a Casa Branca esteve dirigida por George Bush [segundo mandato] e Barack Obama [primeira gestão].

Esta quantia, no entanto, não contempla os 30 milhões de dólares que  financiam as transmissões subversivas e ilegais para Cuba da Rádio e TV Martí. Além disso, a chancelaria cubana ressaltou que não se contabilizam os fundos orçamentários dirigidos secretamente para programas e atividades da comunidade de inteligência que vão para a política cubana, assim como o que o Executivo norte-americano poderia usar em segredo.

“A soma de todos esses fundos daria a medida real dos esforços que o governo dos Estados Unidos ainda faz para sustentar uma política fracassada, a custa do contribuinte”, indica o texto. A entidade cubana expõe também que o objetivo dos fundos são “as mãos das desprestigiadas organizações contrarrevolucionárias e os setores mais recalcitrantes da ultradireita de Miami”.

De acordo com o relatório em questão, sob o mandato de Obama, a Usaid e o Departamento de Estado concentraram o outorgamento de dinheiro para os programas subversivos contra Cuba, para organizações com presença mundial ou na América Latina.

Neste sentido, a chancelaria destacou que os esforços estão enfocados em conseguir que os recursos cumpram sua tarefa final, que não é outra do que promover a “mudança do regime” em Cuba.

As autoridades cubanas sustentam que o relatório evita identificar quais são as organizações ou programas financiados, dando a entender que se trata de operações ilegais. “Pelo contrário, ressalta as ações do governo dos Estados Unidos para aperfeiçoar a tentativa encoberta e o mascaramento de seus planos”, destacou a chancelaria em seu comunicado.

Segundo Havana, outro distintivo desses programas subversivos foi “a ênfase para os projetos vinculados ao uso das tecnologias das comunicações, a criação dos blogs e a ampliação do uso das redes sociais, via internet”.

Inclusive, o governo cubano defende que se pretende influenciar nos círculos não mencionados no relatório, como os homossexuais, profissionais, intelectuais e artistas. Por último, a chancelaria se pregunta até quando Washington vai continuar gastando o dinheiro de seus contribuinte em planos golpistas, no lugar de “responder as expectativas de uma relação construtiva e respeitosa entre ambos países”.

Fonte: TeleSur

Nenhum comentário:

Postar um comentário